Inaugurado o Memorial do Teatro Sergipano

Espaço visa contribuir para resgate da memória do povo sergipano (Fotos: Fabiana Costa/Secult)
“Essa inauguração é algo importante, porque a população sergipana vem crescendo muito, se faz imprescindível que todos os sergipanos conheçam seus atores. Hoje temos curso de teatro na UFS, temos muitos jovens ingressando no mundo teatral e esse Memorial será de extrema valia para o conhecimento e estudo de tudo que foi e é produzido por nossos artistas”, disse o escritor e professor Hunald de Alencar.

As palavras de Hunald ganham proporção quando se percebe o verdadeiro presente que o Memorial do Teatro Sergipano significa para os atores, que compõem o núcleo cultural do Estado. Cada homenagem, cada figurino exposto, programas de peças, livros, objetos de cena representam o suor e a garra desses fabricantes de sonhos e ideais.

Eloísa Galdino enfatizou importância histórica do espaço
“Este espaço é uma grande contribuição para o resgate da memória do nosso povo. Começou pequeno, sendo apenas uma parede com placas, registrando uma espécie de identidade de vários atores do nosso Estado e hoje, após o incessante trabalho de várias pessoas, em especial do diretor do Teatro Lourival Batista, Raimundo Venâncio, temos a inauguração de um verdadeiro templo da arte teatral. Vejo este Memorial como uma verdadeira escola, onde as novas gerações poderão utilizar suas informações e onde os atores mais experientes, encontrarão suas histórias eternizadas”, enfatizou a secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino.

De acordo com Raimundo Venâncio, os visitantes poderão desfrutar de aproximadamente 500 peças, que são fruto de doações, pesquisa e arquivos pessoais. “Esse espaço será de eterna construção. Abriremos diariamente, das 9h às 20h, de forma gratuita. As escolas também poderão

Memorial também é visto como vitrine dos artistas sergipanos
trazer seus alunos para conhecer esse magnífico espaço”, revelou. O diretor do Lourival Baptista ainda informou que no caso das escolas será preciso marcar previamente um horário. “Basta alguém ligar para o Teatro e marcar com antecedência, pois queremos ter esse controle, para que cada visita seja acompanhada de um ator, aproximando ainda mais os visitantes desse nosso mundo tão mágico”, avisou.

Eternizando nos murais e placas, atores sergipanos como Edmilson Suassuna, consideram o Memorial uma verdadeira vitrine para aqueles que estão ali expostos. “Esse levantamento é de fundamental valor para nosso trabalho. Vem comprovar e reconhecer os atores que estiveram ou estão na ativa, produzindo um conteúdo permanente. Esperamos que o poder público dê continuidade a essa iniciativa, afinal, o Memorial não deve ser um patrimônio de um único governo, mas de toda a nossa sociedade”, fundamentou o ator.

Para o ator e presidente do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Diversão do Estado de Sergipe, Ivo Adnil, vale frisar também a mobilização de toda a classe artística em ceder os produtos que compõem o espaço. “Temos que reconhecer essas pessoas que tiraram suas histórias das gavetas e resolveram entregá-las para a exposição pública, tornando todas essas informações vivas. Agora, após a inauguração, começa o processo de acrescentar novos materiais, para que esse espaço não fique estagnado e sempre possa progredir”, apontou.

Satisfeito com o resultado do ambiente, que foi projetado com iluminação especifica, climatizado e amplo para circulação das pessoas, o secretário adjunto de Cultura, Marcelo Rangel, enfatizou que a homenagem não se restringe apenas aos atores, mas também os técnicos do teatro que deram sua força para cada peça ali encontrada.

“Só valorizamos o que conhecemos. Observar toda essa história nos enche de alegria, pois estamos presenciando o resgate de vários espetáculos que aconteceram há décadas. Esse Memorial dá visibilidade ao trabalho não só dos atores, mas dos técnicos que contribuíram para a execução destes espetáculos, com garra e empenho. Todas essas homenagens são marcantes e a partir de hoje, merecidamente aplaudidas”, finalizou Rangel.

Fonte: Secult

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais