Instituto Banese promove seminário pelo Dia da Sergipanidade

O II Seminário da Sergipanidade é gratuito (Foto: Instituto Banese)

Em celebração ao orgulho de ser sergipano e como forma de enaltecer as manifestações culturais e artísticas locais, o Instituto Banese, através do Museu da Gente Sergipana Gov. Marcelo Déda, e em parceria com a Universidade Federal de Sergipe, realiza nesta quinta-feira, 24, o II Seminário Sergipanidade.

O evento contará com palestras, apresentação musical, exibição de documentários e um café da manhã tipicamente sergipano.

Se a verdadeira identidade de um povo está em sua cultura, um dos lugares que mais fazem referência a nossa sergipanidade é o Museu da Gente Sergipana. A valorização da cultura local e a sensação de pertencimento são motes de trabalho diário na instituição. Dessa forma, o museu preparou para a manhã do dia 24 uma programação mais que especial que celebra a nossa gente e toda sua identidade.

A abertura do seminário contará com um saboroso café da manhã sergipano acompanhado do grupo Pífano de Pife e, logo após, a programação segue com palestras que abordarão temáticas como ‘O que é Sergipanidade’, ‘As Taieiras de Sergipe’ e ‘Festa do mastro no município de Capela’, além da exibição de documentários sobre os referidos temas.

O II Seminário da Sergipanidade é gratuito e acontecerá das 08h30 às 12h30 no átrio e auditório do Museu da Gente Sergipana. Para mais informações, entrar em contato com o Instituto Banese através do telefone (79) 3218-1551.

Dia da Sergipanidade 

Dia 24 de outubro, dia da Sergipanidade. Data que marca o orgulho de um povo pela sua terra, por seus valores e por sua cultura. Apesar de historicamente a data se confundir com o 8 de julho de 1820 (data da Carta Régia que desanexou o território sergipano da Bahia), foi no dia 24 de outubro de 1824 que o documento chegou a Sergipe e só assim a sociedade sergipana pode comemorar, de fato, a independência de sua província.

Mais precisamente no governo do brigadeiro Manoel Fernandes da Silveira que Sergipe emancipou-se. Desde a data de promulgação do decreto de emancipação, até efetivamente Sergipe chegar à independência, foram quatro anos de enfrentamento entre os partidários. O jornalista e historiador Luis Antônio Barreto conta que o progresso chega a Sergipe logo após sua emancipação.

Confira a programação completa

 II SEMINÁRIO SERGIPANIDADE

 Local: Átrio e Auditório do Museu da Gente Sergipana

Horário: 08h30 às 12h30

08:30 – Café Sergipano + grupo Pífano de Pife (Átrio)
09:30 – Apresentação musical com Sérgio Lessa (piano) e Gildete (canto lírico)
10:00 – Palestra ‘O que é Sergipanidade? – Prof. Dênio Azevedo (UFS)
10:30 – Palestra ‘A Taieira de Sergipe’ –  Profa. Beatriz Dantas
Exibição do vídeo documentário ‘Taieiras’– Paschoal Maynard (Aperipê TV)
11:30 – Palestra ‘A Festa do Mastro em Capela’ –  M.e Rosangela Vilela (IFS)

Exibição do vídeo documentário ‘Festa do Mastro’ – Pauly de Castro (Aperipê TV)

Fonte: Instituto Banese

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais