Instituto Histórico celebra emancipação política de Sergipe

0

Ibarê Dantas: celebração da data consta no estatuto da entidade
Nesta sexta-feira, dia 8 de julho, celebra-se o 185º aniversário da emancipação política do Estado de Sergipe. A data será lembrada pelo Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe (IHGSE) com uma programação especial, que será realizada no dia 7, na sede da instituição. Segundo o historiador Ibarê Dantas, diretor do Instituto, a comemoração da data faz parte do estatuto da entidade.

“A capitania de Sergipe era ligada à Bahia. Então, em 1820, Dom João VI, através de uma carta, assinou a separação, proporcionando a autonomia política ao nosso Estado. Isto em 8 de julho de 1820. Portanto, esta data é uma das datas mais importantes do calendário cívico de Sergipe. Em face disso, consta no estatuto do IHGSE que a entidade é obrigada a celebrar duas datas durante o ano: a
Sede do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe
data da emancipação política de Sergipe e a data da fundação do próprio Instituto”, explicou.

 

A cerimônia vai contar, basicamente, com uma palestra do orador oficial, o professor Luiz Antonio Barreto, sobre o significado da data. A solinidade está marcada para começa às 17 horas e é aberta ao público em geral. O endereço do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe é rua Itabaianinha, 41, Centro. Mais informações pelo telefone: (0xx79) 3214-8491.

Comentários