Ismael Pereira recebe medalha de ordem ao mérito parlamentar

Ismael recebe homenagem das mãos do presidente da Casa, Antônio Passos/ Foto: Maria Odília
O auditório da Assembléia Legislativa recebeu ontem, 14, em sessão especial, o artista plástico Ismael Pereira Azevedo, homenageado pela relevante contribuição às artes plásticas em Sergipe. O reconhecimento resultou na entrega ao artista da Medalha da Ordem do Mérito Parlamentar, uma indicação do deputado estadual Garibalde Mendonça.

A Medalha é a maior honraria da Assembléia Legislativa pelos serviços prestados ao Estado. Estiveram presentes na Casa familiares, amigos, artistas e autoridades sergipanas e alagoanas, visto que o homenageado já exerceu os mandatos de deputado estadual e vereador em Alagoas. 

A novidade ficou por conta da elaboração do projeto de criação da Escola de Belas Artes de Sergipe, uma sugestão do artista acatada pelo deputado Garibalde Mendonça.

Na saudação a Ismael, o deputado disse tratar-se de um expoente da pintura neo-regional nordestina. Natural de Capela (SE), Ismael também foi publicitário e pioneiro na produção de letreiros luminosos no Estado. Ao agradecer a medalha, o pintor fez um discurso poético lembrando a infância nos tabuleiros do município.

“Quero pintar as minhas sinceras palavras de gratidão com as rutilantes cores do arco-iris e o brilho das águas morenas e mansas do rio Sergipe, para transformá-las numa singela obra de arte, emoldurada com o meu afetuoso e fraternal abraço”, disse.              

Ismael Pereira

Membro da Associação Internacional de Artes Plásticas, com sede em Paris, o artista fez a primeira exposição individual na galeria Álvaro Santos em 1965. O currículo de Ismael foi acrescido de várias exposições em Maceió, Recife, Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro e até na Cidade do México.

Além de pintor, Ismael Pereira tornou-se político militante ao mudar-se para o vizinho estado de Alagoas. Foi vereador em Arapiraca, durante dez anos. Depois elegeu-se deputado estadual em três mandatos, onde também ocupou a subsecretaria do Gabinete Civil.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais