J. Inácio será sepultado no cemitério Santa Izabel

0

O corpo do artista plástico J. Inácio será sepultado hoje, 2, às 9h, no Cemitério Santa Izabel. Ele faleceu ontem, 1, aos 96 anos, vítima de falência múltipla dos órgãos. O velório aconteceu na Osaf durante o dia de ontem e madrugada de hoje e seguiu às 7h para a Galeria J. Inácio, na biblioteca Epiphânio Dórea, de onde sairá em cortejo para o sepultamento.

Um dos artista mais renomados das artes sergipnas, J. Inácio, ficou reconhecido pela sua simplicidade e pela genialidade de suas obras. Ele gostava de retratar o cotidiano. Um dos temas mais presentes em seus quadros foram as bananeiras, que
viraram uma de suas marcas principais.    

Sobre o artista e sua obra, o historiador Luiz Antonio Barreto escreve: “Poeta e andarilho, J. Inácio fez o registro da vida do interior sergipano, simbolizando na casa de farinha o fazer e o sobreviver de uma gente sensível, que produz as mais diversas manifestações culturais e está com as mãos prontas para aplaudir, nas festas do Natal, os Reisados e Cheganças, Guerreiros e Pastoris, Cacumbís e Taieiras, ou, no São João, Bacamarteiros e Batalhões, Sambas de Roda e Emboladores de Coco”.
Confira artigo completo de Luiz Antonio sobre o artista.

Comentários