“Já beijei um, já beijei dois, já beijei três…”

Festa na cidade. Pré-Caju é curtição para os sergipanos e turistas que visitam o nosso Estado. Festa para beijar muito na boca. Já fez isso? Gostou? Quer fazer de novo em 2005? Então preste atenção nesta matéria e pense um pouco mais antes de beijar uma boca completamente desconhecida.

Durante o Pré-Caju é bem comum vermos pessoas trocando beijos dentro e fora dos blocos. Elas estão tão envolvidas com a festa que não sabem o risco que correm fazendo isso. Existem algumas doenças que podem ser passadas através do beijo. A mais comum é o herpes labial. De acordo com Fátima Menezes, médica dermatologista, existem outras doenças que podem ser transmitidas através de um simples e inocente beijo.

“Há outras doenças que se transmitem através do beijo, mas não aparecem tanto quanto o herpes”, afirma Fátima. Os sintomas mais comuns do herpes labial são bolhinhas que se formam próximo aos lábios e dentro da boca. “A pessoa infectada também pode sentir febre e dores no local onde a lesão apareceu”, diz Fátima.

Para as pessoas que descobrirem alguns desses sintomas, o ideal é que procurem imediatamente um médico infectologista para tratar a doença. Outra providência a ser tomada é a separação de alguns utensílios utilizados diariamente como talheres, lençóis, toalhas e copos. O vírus simples do herpes não tem cura, mas só contamina se a pessoa estiver com alguma lesão no local, ou seja, a doença só é transmitida através do beijo se existerem bolhas ou feridas na boca.

Outra preocupação dos médicos é que, com o passar dos anos, outras doenças sexualmente transmissíveis começaram também a se tornar possíveis de contaminação através do contato labial. “Não é muito comum, mas já existe a possibilidade de se pegar HPV e sífilis através do beijo”, diz Fátima.

As lesões da sífilis e do HPV podem ser encontradas na boca por causa da prática do sexo oral sem camisinha. A médica lembra que as duas doenças não acontecem com freqüência, mas é bom tomar muito cuidado, principalmente com a sífilis que é silenciosa e traiçoeira, pois suas lesões não provocam dores e têm que ser tratadas rapidamente.

Mas antes de você se desesperar e resolver fazer abstinência durante o Pré-Caju 2005 e não beijar ninguém na festa, tenha calma e respire fundo. O bom é que as lesões são bem visíveis, então antes de sair beijando seu pretende tente observá-lo mais. Ou melhor, pare e converse com a pessoa para saber se ela realmente merece ser beijada por você.

Por Lisandra Katriny

 

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais