Laranjeiras respira cultura até o dia 11

0

A abertura oficial estava marcada para as 9h, mas desde as primeiras horas desta quinta, 8, os grupos folclóricos coloriam as ruas cinzentas da histórica Laranjeiras. Até o próximo dia 11 de janeiro, a cidade realiza a 34ª edição do Encontro Cultural de Laranjeiras, um dos mais tradicionais do Brasil.

A programação inclui oficinas de arte, reciclagem, apresentações de danças tradicionais sergipanas por vários pontos da cidade e debates sobre políticas culturais, que é o tema desta edição. “Acho que a população sergipana deve comparecer para valorizar nossa cultura e nossa história. Está muito lindo”, diz a estudante Joana Gabriela.

E não só está muito linda como também muito animada. A população entrou no espírito da festa e prestigia a passagem dos grupos de reisado, guerreiro e sarandaia, por exemplo, seja da calçada, da porta ou da janela de casa. O som floclórico contagia a pequena Cintia, de seis anos, que adora ver as danças.

O comércio também entra no clima do evento, empolgado com o número de visitantes que prometem lotar uma das mais antigas cidades de Sergipe. “Além de ganhar dinheiro, nós temos oportunidade de ter nosso trabalho prestigiado”, diz a artesã Andréa Silva.

A prefeita de Laranjeiras, Ione Sobral, acredita que o Encontro Cultural desempenhou importante papel de resgatar a cultura local ao longo destas mais de três décadas. “É a maior e mais espetacular celebração das tradições culturais no Estado e uma das mais destacáveis do Brasil”, avalia.

O 34º Encontro Cultural de Laranjeiras faz parte do Verão Sergipe e promete atrair milhares de turistas ao município, que serão recebidos por muita música e povo carismático em ruas decoradas com bandeirinhas coloridas. Confira a programação e tenha uma boa aula de folclore sergipano.

Por Glauco Vinícius e Aldaci de Souza

Comentários