Leitura Viva realizado na Biblioteca Ivone de Menezes

0

Projeto Leitura Viva aconteceu na Biblioteca Ivone de Menezes (Foto: Divulgação)

Na tarde da última quarta-feira, 30, foi realizado o projeto ‘Leitura Viva', na Biblioteca Municipal Ivone de Menezes Viera, uma das unidades da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Funcaju). A ação, desenvolvida pelos alunos dos cursos de Jornalismo e Direito da Universidade Tiradentes (Unit), surgiu como proposta de avaliação para a disciplina de Práticas Extensionistas, ministrada pela professora Deise Dias.

Durante o ‘Leitura Viva', estudantes da rede municipal foram à Biblioteca para um momento de diversão educativa, com a contação de histórias interpretada pelo grupo teatral ‘Artimanhas', do município de Estância. Além da peça, os pequenos estudantes cantaram cantigas infantis, junto aos alunos da Unit, e participaram de um coffee break de encerramento.
A estudante de jornalismo, Michele Costa, contou como teve início essa parceria com a Biblioteca.

"No final da disciplina Práticas Extensionistas, a professora Deise Dias pediu que a gente pensasse em um projeto que aconteceria fora da Unit, visando estender as ações da Universidade para a comunidade. Após uma pesquisa, percebemos que, devido aos avanços tecnológicos, tal como a internet e os jogos eletrônicos, as bibliotecas como um todo estão perdendo o público infantil. Pensamos, então, em trabalhar com as crianças de forma a incentivá-las a visitar este espaço", conta a estudante.

Michele ainda revela que o grupo fez várias visitas ao espaço, conheceu os projetos da Ivone de Menezes e justificou a escolha da Biblioteca. "Descobrimos que a Ivone já vem há um bom tempo realizando ações educativas com os colégios desta região. A realização desses projetos evidenciam a importância desta instituição não só para a comunidade do bairro, mas para a cidade de Aracaju como um todo", comentou.

Encenação

O grupo ‘Artimanhas' encenou a peça ‘Chapeuzinho Vermelho' para as crianças presentes. O ator e produtor Paulo Ricardo Santos falou um pouco sobre o trabalho desenvolvido pela companhia teatral estanciana. "O ‘Artimanhas' já existe há seis anos em Estância. Nós trabalhamos bastante com o teatro de rua, buscando a maior interação possível com o público. ‘Chapeuzinho Vermelho' é um clássico, praticamente toda criança já conhece a história e se identifica mais facilmente. Como estamos realizando essa encenação desde outubro, achamos interessante trazê-la para esse projeto também", comentou.

O produtor também confessa que é a primeira vez do grupo ‘Artimanhas' na Ivone de Menezes, mas gostou bastante do espaço. "Esperamos voltar em outras ocasiões, já que a interação com o público hoje foi muito gratificante. Estamos aguardando novos convites!", disse Paulo Ricardo.

Parcerias

A diretora da Ivone de Menezes, Maria José Lima, ressaltou a importância de poder sediar projetos de outras instituições no espaço da Biblioteca. "Assim como a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) se preocupa com a juventude e a educação do aracajuano, há outras entidades que também querem ajudar a população. É muito importante que a Biblioteca realize parcerias que só trarão benefícios para a comunidade", finalizou a diretora.   

Fonte: Ascom Funcaju  

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais