Li e recomendo… – ABC da Relatividade

Nemésio indica livro sobre a teoria da relatividade / Foto: Portal Infonet
ABC da Relatividade é a indicação de livro do professor de Física e diretor do Colégio de Aplicação, Nemésio Augusto Silva. Escrito pelo filósofo Bertrand Russell, o livro relata a teoria da relatividade de Einstein para leigos em matemática ou em física avançada. “Qualquer um sem conhecimento aprofundado nessas áreas pode fazer a leitura do livro. Nas minhas aulas, sempre passo como leitura para os meus alunos do segundo ano do Ensino Médio porque não trata de cálculos nem fórmulas”, comenta.

Nemésio ainda ressalta que ABC da Relatividade trata de conceitos e conseqüências dos princípios de relatividade de Einstein, como por exemplo: conceitos de tempo e de gravidade, possibilidade de viagem no tempo. “Russell ainda faz uma abordagem filosófica desses novos conceitos da física na Filosofia. Não é à toa que o autor é prêmio Nobel, filósofo e autor da corrente fenomenológica da Filosofia”, destaca.

Livro

Clique no livro para adquirí-lo
Autor: Bertrand Russell
Editora: Jorge Zahar
Sinopse: No início da década de 1920, o filósofo e matemático Bertrand Russell entregou-se à tarefa de divulgar e popularizar o conhecimento. Era uma forma de sanar aquilo que lhe parecia constituir a irracionalidade nascida da falta de oportunidade educacional. A enorme produção de Russell nesse período procurava colocar ao alcance de todos, tanto quanto possível, a liberdade de pensamento e de ação proporcionadas pela cultura e pela ciência. Essa atitude iluminista certamente encontra-se presente nessa obra. “ABC da relatividade” é um guia, para leitores não-iniciados em matemática e física, das teorias da relatividade especial e geral de Albert Einstein. Em passos fáceis e assimiláveis, o autor explica as aplicações práticas dessas teorias – como as descobertas sobre a gravitação e a invenção da bomba atômica. Por essa característica de texto introdutório, a obra conserva hoje o mesmo valor que tinha ao ser escrita.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais