Li e Recomendo – Quem eu seria se pudesse ser

Eliane Aquino, primeira-dama do Estado, recomenda livro aos internautas (Foto: Portal Infonet)
A dica de leitura desta semana é da primeira-dama do Estado, Eliane Aquino. Ela recomenda aos leitores o livro ‘Quem eu seria se pudesse ser’, dos escritores Enrico Montobbio e Carlo Lepri. A obra, segundo Aquino, discorre sobre como as pessoas com Síndrome de Down devem ser tratadas, quebrando o estigma de que elas são eternas crianças. Ela diz que lê a obra porque tem um filho com a síndrome.

“O livro mostra que, dependendo da maneira que você trata, você pode fazer a pessoa com Síndrome de Down crescer ou torná-la eternamente uma criança. A depender de como a sociedade ou a família trata, a criança pode ter condições de crescer. O título do livro, aliás, já resume isso”, explica.

Livro: “Quem eu seria se pudesse ser”
Editora: Editora Saberes

Autores: Enrico Montobbio e Carlo Lepri

Clique aqui para adquirir o livro
Sinopse

Este livro propõe aos leitores reflexões de grande importância e bastante atuais sobre o itinerário existencial sobre a condição adulta das pessoas com deficiência intelectual. Por meio da metáfora da “viagem imperfeita” e de suas fronteiras, às vezes insuperáveis, o livro aborda o tema delicado e complexo do amadurecimento relacional possível. As consolidadas experiências de inserção na escola no trabalho parecem ter abalado a obstinada proibição social e cultural de que esses cidadãos se dirijam ao mundo dos adultos, mas, no inconsciente de muitos interlocutores (parentes, profissionais, gente comum), ainda é evidente a proibição de crescer. Muitos jovens com deficiência, que poderiam se tornar homens comuns, são retidos em uma infância perene e obrigados a viver em lugares sem historia e sem tempo. Com linguagem clara e cientificamente correta, Eurico Montobbio e Carlo Lepri acompanham os leitores rumo a uma visão antropológica da pessoa com deficiência e rumo a um novo de compreender e realizar as tarefas educativas e as ações sociais.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais