Livro com relatos de violência LGBT é lançado em Sergipe

Moisés Santos de Menezes, autor do livro.
(Foto: João Paulo Schneider/ Portal Infonet)

Na tarde desta quarta-feira, 12, foi realizado no Museu da Gente Sergipana o lançamento do livro “Os Não Recomendados – A Violência Contra a População LGBT em Sergipe”, de autoria de Moisés Santos de Menezes. O livro traz à tona histórias de pessoas LGBTs vítimas das mais diversas formas de preconceito e violência.

A inquietação do autor com essa temática começou ainda na graduação, quando ao escolher este tema para seu trabalho de conclusão de curso, se deparou com a rejeição dos professores do Departamento de Serviço Social. “No quadro de vinte professores nenhum quis me orientar. Disseram que era irrelevante, que eu não iria achar dados”, relembra.

Mesmo com essa negativa, Moisés não se deixou frustrar, conseguiu um professor do Departamento de Ciências Sociais e defendeu seu trabalho, mesmo percebendo resistência da banca para aprová-lo. Após a graduação, ele continuou as pesquisas durante o mestrado em Psicologia Social pela Universidade Federal de Sergipe.

O lançamento do livro aconteceu hoje, às 17h, no Museu da Gente Sergipana.
(Foto: João Paulo Schneider/Portal Infonet)

“Esse livro teve duas pesquisas: a primeira parte foi analisar os boletins de ocorrência e entrevistar essas vítimas; e a segunda pesquisa foi no meu mestrado em Psicologia Social, quando eu analisei o atendimento do serviço social como profissão nesses casos de violência. Então, é uma análise de como foi feita a notificação, isto é, como aconteceu a violência, pelas narrativas e pelos documentos, e uma análise também do pessoal que atendeu essas denúncias”, resume.

Sobre o autor

O autor, Moisés Menezes, é doutorando em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC/RIO, mestre em Psicologia Social pela Universidade Federal de Sergipe – UFS e Bacharel em Serviço Social pela Faculdade José Augusto Vieira – FJAV

Por João Paulo Schneider e Verlane Estácio

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais