Livro “Cova da Moura” será lançado na Biblioteca Epiphanio Dória

No dia 15 de dezembro, às 18h, o livro “Cova da Moura”, de Maurício Roberto da Silva, será lançado na Biblioteca Pública Epiphanio Dória. A obra retrata o dia-a-dia das crianças e jovens, filhos da África em Portugal, habitantes do bairro Cova da Moura, Lisboa.

O livro, que privilegia a narrativa visual, expressa, apoiada nos versos do rap, o cotidiano, os conflitos, as encruzilhadas identitárias com que se deparam esses negros e negras: racismo, falta de oportunidades de trabalho e o fato de já não serem mais africanos, tampouco cidadãos portugueses, ainda que lusófonos de fato e de direito.

“O escopo principal destas páginas, repletas de imagens infanto-juvenis e de alguns adultos da comunidade da Cova da Moura, é recuperar as memórias das fotografias que realizei em 2007 e 2008. É preciso fortalecer as lutas antirracistas e de classe social das famílias, de suas crianças e jovens que vivem expostas aos preconceitos e humilhações por parte da elite portuguesa branca, ou seja, de uma sociedade saudosista pelo período colonialista e escravista da história”, afirma o autor.

Programação:
– Apresentação do livro com Roda de Conversa
– Africanidades (Música)
– Sessão de Autógrafos

Fonte: Assessoria de Imprensa

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais