Livro de Gilson Sousa conta a história do jornalista Cleomar Brandi

Livro conta a história do jornalista Cleomar Brandi (Foto: divulgação)

A história de vida de um dos jornalistas mais atuantes do estado de Sergipe nos últimos anos está contada em livro na biografia “Cleomar Brandi, uma vida inteira”. O trabalho foi escrito pelo jornalista Gilson Sousa, que durante os últimos 10 anos vinha realizando pesquisas e juntando material para o livro. “É uma pesquisa extensa. Como o próprio nome do livro diz, a vida inteira de Cleomar Brandi é contada nele. Detalhes que vão surpreender muita gente. Mas o importante é dizer que trata-se de uma história digna e, acima de tudo, necessária. Dificilmente a gente encontrará nessa vida pessoas como Cleomar, em vários sentidos”, disse o autor.

Com 304 páginas, o livro é dividido em 22 capítulos, narrando desde o namoro dos pais de Cleomar e o seu nascimento em Ipiaú, interior da Bahia, até a improvável história da última saideira. Os prefácios são de Chico Ribeiro Neto, jornalista e irmão de Cleomar, e Arlinda Carvalho, também jornalista que conviveu muitos anos com Cleomar e hoje mora em Brasília. “Posso garantir que é um livro muito bem cuidado. Uma verdadeira biografia, pois narra com precisão e detalhes vários aspectos da vida profissional e também boêmia do jornalista que até hoje é um exemplo para muita gente Brasil afora”, afirma Gilson Sousa.

A biografia “Cleomar Brandi, uma vida inteira” apresenta muitos relatos da sua infância no interior da Bahia fazendo peripécias nas águas do Rio de Contas, e a juventude em Salvador, onde tornou-se campeão baiano de natação. Cleomar ficou doente ainda muito jovem e perdeu os movimentos das duas pernas. Teve que passar praticamente oito anos entre hospitais e a cama de casa. Depois voltou a estudar e se formou em Pedagogia pela UFBA. Prestou concurso público e ingressou no IRDEB, órgão ligado à Secretaria de Educação da Bahia. De lá, foi requisitado para o trabalho de implantação da TV Aperipê em Sergipe e nunca mais voltou a morar em sua terra natal.

O livro também registra as várias homenagens que o jornalista recebeu em vida e pós-morte, como o belíssimo poema feito pelo amigo Marcelo Déda, ex-governador de Sergipe; o título de cidadão sergipano recebido na Assembleia Legislativa; as medalhas de mérito cultural da Prefeitura de Aracaju e da Universidade Federal de Sergipe; os diplomas; as turmas de Jornalismo que levaram o seu nome; enfim, uma série de homenagens que engrandecem o nome do jornalista. “Talvez eu seja um dos últimos homens que tratam a vida com a realidade extrema, observo a vida com toda crueza de realidade e acredito no poder da Fé”, sentenciou Cleomar um dia.

Por causa da pandemia do coronavírus não haverá solenidade de lançamento. As pessoas interessadas em adquirir o livro, que custa R$ 30,00, podem entrar em contato com o autor através do telefone (79) 99926-3831. Ou e-mail gilson.sousa302@gmail.com. A biografia de Cleomar Brandi é um produto financiado pela Lei Aldir Blanc, de incentivo à cultura, através da Fundação Aperipê de Sergipe (Funcap). Cleomar Brandi faleceu em Aracaju no dia 17 de julho de 2011 aos 65 anos de idade.

Fonte: Assessoria de Imprensa 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais