Livro sobre D. Távora será lançado hoje

0

Dom Távora em foto do Arquivo Público de Aracaju
Será lançado nesta terça-feira, 14, às 19h30, na Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Orlando Dantas, o livro ‘Dom Távora, O bispo dos operários, Um homem além do seu tempo’. De autoria do Pe. Isaías Nascimento, pároco de Brejo Grande, a publicação é editada pela Editora Paulinas.

Dom Távora

Dom Távora nasceu em Pernambuco, assumindo um compromisso pastoral com os trabalhadores da cana na Diocese de Nazaré da Mata (PE). Posteriormente, trabalhando com os imigrantes e favelados no Rio de Janeiro, conheceu D. Helder Câmara. Eram tão irmãos, que um chamava o outro de ‘eu’. Juntos, eles estruturaram a Ação Católica, a CNBB e a Cáritas Brasileira.

Em março de 1958, Dom Távora, já conhecido como o Bispo dos Pobres, veio assumir a Diocese de Aracaju, que naquele tempo contava com mais de 70% de analfabetos e muita pobreza. Para vencer o analfabetismo no campo criou o Movimento de Educação de Base (MEB) e a Rádio Cultura de Sergipe para transmitir as aulas e animar os trabalhadores rurais a se organizarem seus sindicatos.

Dom Távora faleceu precocemente, aos 59 anos, no dia 3 de abril de 1970, e está sepultado na Catedral Metropolitana de Aracaju.

Comentários