Memorial do Judiciário fará exposição sobre a luta dos escravos pela liberdade

 

Memorial fica na Praça Olímpio Campos
O Memorial do Poder Judiciário vai abrir, no dia 13 de maio, às 19h, a exposição “Resistência, do cativeiro às ruas: a luta dos escravos em prol da liberdade”. A exposição será dividida em três módulos e tem como objetivos elucidar a participação da justiça no processo de abolição, apontar as variadas formas de resistência ao escravismo e mostrar como a imprensa se comportava diante do fato.

O primeiro módulo terá como tema a escravidão em Sergipe, pontuando as formas de resistência utilizadas pelos escravos na busca pela liberdade. Será composta por textos abolicionistas, imagens de documentos do Arquivo Judiciário e objetos cedidos pelo Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe e Museu Afro de Sergipe.

O segundo módulo terá como tema a justiça sergipana no processo de abolição, também composta por documentos, recortes de jornais sergipanos e trechos dos relatórios de Presidentes de Província. O terceiro módulo mostrará como os negros foram torturados. Na sala haverá alguns instrumentos de suplício, poemas e textos de abolicionistas sergipanos e plotagens das pinturas de Jean Baptiste Debret.

No auditório serão feitas apresentações de palestras e documentários que retratam a escravidão. O Memorial do Judiciário fica localizado no Palácio Sílvio Romero, na Praça Olímpio Campos, 417, no Centro de Aracaju. Para mais informações, o telefone do Memorial é o 3213-0219.

Fonte: Ascom TJ/SE

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais