Mês do Folclore é celebrado em Aracaju

0

A assessoria de comunicação da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Funcaju) informa a programação de comemoração do Mês do Folclore em Aracaju. Com o objetivo de “reforçar a importância da preservação da cultura popular”, segundo a assessoria, estão previstos para agosto exposições musicais e de vídeos, palestras, saraus, entre outras atividades.

 

Na Biblioteca Clodomir Silva, localizada no bairro Siqueira Campos, desde o último dia 14 está aberta a exposição ‘Fatos e Fotos’, que apresenta músicas do repertório do espetáculo “Noites Sergipanas”. As cantigas folclóricas e danças do ciclo junino são executadas pela banda de pífanos da Companhia de Artes Mafuá. Ontem, 15, a instituição realizou com o cordelista sergipano e membro da Academia Brasileira Literatura de Cordel, Gilmar Ferreira, a palestra ‘Literatura oral, popular e folclórica em versos e rimas’.

 

Para amanhã, 17 a biblioteca prevê duas palestras, a partir das 19h30: ‘Dança Folclórica e suas características’, com o pesquisador de Cultura Popular e professor Paulo Roberto Nascimento, e ‘Folclore na Escola’, com a professora de História Gizelda Gonçalves. E nos dias 21 e 31, duas sessões de vídeo sobre o tema ‘cultura sergipana’.

 

Dia 23, a partir das 16h, a instituição prevê um bate-papo com Giselle Natathaly, autora do livro ‘Olhar do Infinito’. A biblioteca também realiza toda quarta-feira o projeto ‘Hora do Conto’, com narrações de lendas do folclore brasileiro.

Comentários