Mês do folclore tem programação variada

0

Reisado dos Idosos, de Laranjeiras
Quer conhecer um pouco mais da cultura sergipana? Então aproveite o mês do folclore e confira a programação que o Sesc, a Petrobras, o Centro de Criatividade e a Secretaria de Estado da Cultura prepararam. Tem apresentação de grupos folclóricos, exposições, palestras e muito mais.

 

Como parte do Projeto “Cenário Sergipano – Festas, Rituais, Teatrices e Cultura Popular”, implantado pelo Serviço Social do Comércio – SESC/SE este ano, com o apoio do Departamento Nacional da instituição, será realizado até o dia 26 nas unidades operacionais da entidade, o quarto módulo da programação intitulada Cultura Popular, em comemoração ao mês do folclore.

 

Segundo a diretora regional do Sesc, Ana Virgínia Araújo, o Projeto Cenário Sergipano propõe realizar ações de cultura voltadas à pesquisa, o estudo e o fomento das tradições populares desde o Carnaval, passando pelos festejos juninos, as manifestações folclóricas, chegando às artes cênicas. O acesso a programação é gratuito e aberta ao público em geral.

 

Já o projeto Nosso Folclore, da Petrobras, tem como diferencial unir as duas correntes artísticas: a popular, representada por grupos folclóricos, e a erudita representada pelo teatro, dança, música e fotografia, que estarão participando da comemoração nas duas etapas do projeto.

 

A primeira etapa mescla folclore e fotografia, com uma exposição de indumentárias dos grupos sergipanos e fotografias destes grupos assinadas por renomados fotógrafos, além de textos informativos. A exposição estará aberta a visitação monitorada no período da manhã. As escolas que tenham interesse em participar podem agendar através do telefone 3223 2414, das 8 às 13 horas. 

 

Batalhão de Bacamarteiros de Carmópolis
No dia 21 é a vez do Parque da Sementeira abrigar uma mostra da grandiosidade das manifestações populares de Sergipe. Folclore no Parque é a segunda etapa do projeto Nosso Folclore. Estarão se apresentando no local o Reisado do Marimbondo de Pirambu, os Bacarmarteiros de Carmópolis, o Parafuso de Lagarto e do Povoado Mussuca, do município de Laranjeiras, o Samba de Pareia e o São Gonçalo.

 

O evento contará com a participação do Grupo Imbuaça com o espetáculo “Um teatro chamado cordel” em que alguns grupos folclóricos também participam, intercalando textos da literatura de cordel. O Grupo Espaço Contempodança também participa da festa com o espetáculo “Caatinga das Danças”. A festa termina com a banda Sulanca, que tem como marca unir tradição e a modernidade.

 

Confira as programações:

 

Dia 13 – sexta-feira (Sesc)

15 horas – 3º Cortejo Folclórico Pisa Maneiro e Outras Danças

Local – Saída do Mercado Thales Ferraz em direção ao Centro de Aracaju

 

Dia 26 – sexta-feira (Sesc)

14 horas – Mesa redonda sobre “Manifestações folclóricas como parte do ensino e aprendizagem”, tendo palestrante Luiz Antônio Barreto

Local – auditório do Sesc Centro

19 horas – Lançamento do livro Cantos e Encantos de Aracaju, do cordelista Chiquinho do Além Mar e apresentação especial de cordéis

Local – hall da unidade Sesc

 

Todos domingos de agosto (Sesc)

Feira de artesanato produzidos em vários municípios sergipanos e programação envolvendo brincadeiras populares, exposições, shows musicais e oficinas de arte 

Local – Sesc Atalaia

 

Até o dia 31  (Sesc)

Instalação Cenário Popular Sergipano

Local – Galeria de Arte do Sesc Centro, a partir das 13 horas

 

De 15 a 22 (Secretaria de Estado da Cultura)

16 horas – Apresentação de grupos folclóricos

Local – Praça Fausto Cardoso

 

De 15 de 28 de agosto (Petrobras)

Exposição de indumentárias e fotografias de grupos folclóricos

Local – Praça de Eventos do Shopping Jardins

 

Dia 21 – domingo (Petrobras)

Folclore no Parque

16 horas – Apresentação de grupos folclóricos, espetáculo do Grupo Imbuaça, espetáculo do Grupo Espaço Contempodança e show da Banda Sulanca

Local – Parque Augusto Franco (da Sementeira)

 

De 22 a 25 (Centro de Criatividade)

9 horas – Jornada de Arte-Educação “Nos Caminhos da Cultura Popular”

Local – Centro de Criatividade

Comentários