Minc abre inscrições para implantação e modernização de bibliotecas públicas

0

Diminuir de 613 para 350 o número de municípios brasileiros que nunca receberam bibliotecas ou recursos para implantá-las. Este é o objetivo do Ministério da Cultura (Minc), por meio do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, da Fundação Biblioteca Nacional, que visa implantar 263 novas bibliotecas públicas no país a partir do programa Livro Aberto.

Segundo o Minc, o Brasil estará próximo de atingir uma das principais metas do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL): zerar o número de localidades que não possuem este importante equipamento cultural. Até o final deste ano, do total de 5.564 municípios brasileiros, o percentual dos que não têm bibliotecas públicas estará em torno de 6,8%.

Dos 613 municípios que hoje não possuem biblioteca pública, 405 ficam no Nordeste, 77 no Norte, 69 no Centro-Oeste, 45 no Sul e apenas 17 no Sudeste.

Livro Aberto 

O programa Livro Aberto propõe implantar bibliotecas públicas em municípios que não as possuem e revitalizar as já existentes. Todas as prefeituras podem se inscrever no programa de instalação e modernização de bibliotecas públicas do SNBP. Para tanto, devem estar adimplentes com a União, dispor de espaço adequado e de, pelo menos, um funcionário especializado. São distribuídos cerca de dois mil livros, móveis, equipamentos de som, TV, DVD e vídeo. As cidades que já possuem também poderão se inscrever para modernização do espaço.

Para maiores informações clique aqui

Comentários