Minissérie “A Última Semana de Lampião” será reapresentada pela Aperipê TV

0

Para comemorar seus 23 anos de história, a Aperipê TV reapresentará de 21 a 25 de janeiro, às 21h, a minissérie “A Última Semana de Lampião”, dirigida por Ilma Fontes. A produção foi rodada em 1985, na cidade de Laranjeiras, em comemoração ao primeiro ano de aniversário da então TV Aperipê.

Baseado no livro sobre os últimos dias de vida de Lampião, escrito por Juarez Conrado, superintendente da Fundação Aperipê na época, o roteiro foi escrito por Ilma Fontes, que ainda colheu depoimentos de testemunhas de Poço Redondo sobre a passagem e captura em Sergipe do cangaceiro mais famoso do Brasil.

Produzida à revelia do Governo da época, a minissérie foi, segundo Ilma Fontes, “eivada de azares, mas feita com muita garra”. Com tantas adversidades e um cronograma atrasado, até a equipe de produção teve que entrar em cena e substituir alguns atores, que já não podiam doar seu tempo ao trabalho da televisão.
 
Além de contar com poucos recursos, parte do material foi cedida pela Funtevê, do Rio de Janeiro; algumas das armas utilizadas foram emprestadas pelo museu do Exército e pela polícia local; os figurantes eram da própria cidade, e até policiais participaram como atores.

Mesmo com todos os obstáculos a minissérie foi concluída e exibida. Hoje, 21 anos depois, as imagens foram recapturadas e o público sergipano poderá rever esta produção que faz parte da história do audiovisual do país. “Foi o primeiro seriado feito fora do eixo Rio-São Paulo e continua sendo um trabalho pioneiro”, lembra Ilma. 

Além de “A Última Semana de Lampião”, a Aperipê TV exibe em sua programação especial de aniversário, especiais sobre Clemilda, João Melo e a história da Aperipê. Os curtas “Dona Carmela” e “Eu sou o Servo”, e o filme “Sargento Getúlio”, todos com participação do ator sergipano Orlando Vieira.

Comentários