Moda no São João será estilo Country

0

Tons pastéis em alta

Quem quiser estar na moda neste São João basta seguir alguns dos “looks” usados pelas personagens da novela América. Segundo os especialistas da área de moda, o estilo Country está chegando com tudo neste inverno e vai tomar os arraiais das festas juninas. “Muita bota, calça jeans de todas as lavagens e com detalhes, blusas com pedrinhas e brilhos, saias godês lisas ou estampadas, cintos com fivelas grandes. Tudo isto estará em alta. A moda abre um grande leque de opções e cada um segue seu estilo”, informou Cardoso Lopes, que é  visual em merchandising de confecções.

Ele lembra que a moda de saia godê ou vestido com bota é uma tendência para o inverno, mas não quer dizer que seja apropriado para a pessoa ir dançar forró. “O importante é que a pessoa esteja bem na roupa e se sinta bem. Se ela tem estilo para usar estas peças num forró não vai parecer uma palhaça, mas sim confirmar o seu gosto”, disse.

Lopes explicou que seguindo as tendências de inverno, mas se adequando ao clima e necessidade dos sergipanos, os trajes mais usados durante os festejos serão dois: o tradicional, com calça jeans, bota e camisa de tricoline básica ou de xadrez amarradinha na cintura ou um estilo mais fashion que pode aderir jeans com diversos detalhes, com bota por fora da calça e blusa básica. “E para aquelas que escolherem um jeans básico podem usar jaquetas coloridas em tons pastéis ou inovarem com o pancho, que feitos de linha foram adaptados para o nosso clima”, informou.

Cybele Neuman, vendedora de uma loja de franquia nacional, não acredita que as botas por fora da calça sejam usadas pelas sergipanas e que as saias godês e vestidos com botas poderão ser usados até para uma noitada ou boate, mas não para ir a um forró. “Eu não usaria este estilo para ir dançar forró”, argumentou.

Já sua colega de trabalho, Carol Araújo, discorda ao lembrar que já foi a algumas festas de interior e viu muita bota por cima da calça e saias godês com bota. “As pessoas que moram no interior são mais ousadas, o que se veste aqui muitas vezes é simples. Mas acredito que a moda country vai pegar, pois este estilo sempre foi usado por aqueles que vivem neste meio de vaquejada e tomou as vitrines por causa da novela”, disse.

CALÇAS – Em diversas lavagens, mas sobretudo, com tons esverdeados, que chegaram nas coleções de inverno tanto para as mulheres, quanto para os homens. Nas femininas, o forte será o detalhe: com renda, strass, fitas de couro, broche nas bainhas e tudo que deixe a calça com uma cara mais moderna. Segundo a gerente de vendas, Rosangela Santana, a novidade é que a calça desta coleção veio com o cós um pouco mais alto, conhecida como cintura média. “Não sei se as clientes vão aderir de cara, pois quando surgiu o cós baixo ninguém queria, depois foram se adaptando e agora é o que a maioria deseja. Elas estão vindo também com a boca um pouco mais fechada, até porque com boca larga as pessoas não iriam conseguir colocar por dentro da calça”, disse.

BLUSAS – Vão desde a básica de tricoline, a xadrez amarrada na cintura, camisetas com broches até batas, blusas com detalhes em renda, pedras e brilhos de lantejoulas. Já as jaquetas não se restringirão somente ao jeans, pois vieram em diversos tons pastéis que pode ser usado naturalmente com uma calça jeans. “A diferença delas neste ano é que as coleções optaram por jaquetas mais justas e acinturadas, conhecidas como bolero”, disse a vendedora Eline Santos.

SAIA – É a vestimenta escolhida para este inverno. Nas coleções, elas chegaram de todos os tamanhos, tecidos e estampas. Segundo a vendedora Carla Darlen, vieram muitas saias rodadas, com sobreposição, mas as clientes que optarem pelo jeans também estarão na moda. “Ainda vendemos micro saia para usar com bota cano longo”, disse.

SAPATOS – No pé, vai se usar de bota de todos os tipos de cano, como mules e scarpans. “Desde do ano passado, muitas meninas estão preferindo usar o scarpan, que é um sapato fechado com salto, do que bota. “Na verdade, com a calça cobrindo e seu bico fino fica parecendo uma bota”, disse a vendedora Raquel Moraes.

ACESSÓRIOS – Os colares continuaram na moda para dar um efeito nas blusas básicas. A novidade fica por cargo de brincos, colares e pulseiras com temas country como ferradura, cavalo e fivela. Os cintos são mais largos e com fivelas grandes.

CORES – Os tons do inverno são o chocolate, rosa seco, cores pastéis como pele e azul claro, ou queimados, a exemplo do coral. Além do verde azulado e todos os tons entre o roxo e o lilás.

HOMENS – Calça jeans com tons esverdeado e ferrugem e camisas de manga longa básica seja de tricoline ou de malha, um cinto com uma grande fivela e bota compõem o guarda roupa dos homens para este São João. “A coleção veio com muita blusa de malha de manga comprida e tem sido bem aceita”, disse Karla Rocha, funcionária de uma loja especializada em confecção masculina.
Segundo Lopes, os chapéus estilo os da novela serão bastante usados. “Acredito que muitos homens irão aderir este estilo de chapéu. Já a touca de tricô ou de lã que também é moda neste inverno só será usada por aqueles mais ousados”, disse ele.

Lopes: a moda abre um grande leque de opções e cada um segue seu estilo
O QUE NÃO VAI PEGAR – A calça de veludo cotelê é moda neste inverno, mas, como não se adapta ao clima do Nordeste, também não será usada. Segundo Cardoso Lopes, o couro não estará na moda este ano, somente em detalhes nas calças e blusas.

PARA NÃO ERRAR
– O bom senso é o mais aliado da moda. Aqui vão algumas dicas:
– Quem tiver quadris largos não deve usar saias godês.
– Blusas amarradas acima da cintura, mostrando a barriga, só para quem está com a malhação em dia.
– Se usar uma calça trabalhada, use uma blusa básica, e vice-versa.
– Antes de sair de casa procure saber onde você vai dançar. Não adianta ir de scarpan para um local que o chão seja de paralelepípedo que você não conseguirá dançar.
– Quanto aos acessórios: lembre-se que quanto menos, melhor.

Por Raquel Almeida

 

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais