Mostra conta vida e obra de Horácio Hora

0

Em comemoração ao 150 anos do nascimento do artista plástico sergipano Horácio Hora, o XXX Encontro Cultural de Laranjeiras criou uma mostra didática que traz informações sobre a vida e a obra deste grande pintor laranjeirense.

 

Horácio Pinto da Hora nasceu no dia 17 de setembro de 1853. Desde cedo, demonstrou interesse pela pintura, sendo que Laranjeiras não oferecia base suficiente para aperfeiçoar as suas técnicas. Foi então que, em 1875, a Assembléia Legislativa da Província de Sergipe concedeu uma ajuda para que ele pudesse se manter em Paris, o grande centro cultural e pensante da Europa naquela época.

 

Horácio permaneceu em Paris até 1881, quando retornou a sua terra natal e ficou durante três anos. Nessa época, produziu grandes trabalhos, entre eles, “Peri e Ceci”, sua obra mais conhecida, inspirada no romance “O Guarani” de José de Alencar. Retornou para França em 1884, e faleceu seis anos depois aos 37 anos.  

 

A exposição reúne painéis com as principais obras de Horácio como também textos escritos pelos principais historiadores de Sergipe, como Luiz Antonio Barreto e Maria Thétis Nunes. Essa mostra está montada no Fórum Levindo Cruz, que fica em frente à Escola Zizinha Guimarães. O horário de funcionamento é das 9 às 21 horas.

Comentários