Museu da Gente Sergipana será inaugurado hoje

(Foto: Aluizio Accioly)

Neste sábado, 26, o governador Marcelo Déda vai inaugurar o Museu da Gente Sergipana. A solenidade acontece a partir das 19h, no antigo prédio do Atheneuzinho, localizado na avenida Ivo do Prado, 398, no centro histórico de Aracaju. O evento faz parte das programações comemorativas do Banco do Estado de Sergipe (Banese), que está completando 50 anos este mês.

Como um presente à sociedade, o prédio do Atheneuzinho foi totalmente reformado pelo Banese, em parceria com o Governo do Estado, para abrigar o Museu – um espaço voltado para expor o acervo do patrimônio cultural, material e imaterial do povo sergipano, através de instalações em multimídia interativa e exposições itinerantes.

Projeto âncora do Instituto Banese, a obra para a construção do Museu da Gente Sergipana, iniciada em outubro de 2009, está orçada em aproximadamente R$ 22 milhões, incluindo os gastos com a aquisição de terreno e casas para construção de estacionamento e do prédio administrativo para a sede do Instituto, além da restauração do Atheneuzinho, projeto e instalações museográficas, mobiliário e equipamentos de informática e audiovisuais.

Segundo a diretoria do Instituto Banese, o Museu da Gente Sergipana estará aberto à visitação pública a partir do dia 6 de dezembro, de terça a domingo, inclusive nos feriados, das 9h às 20h, com entrada gratuita. O prédio está adaptado para pessoas com necessidades especiais, inserção de rampas, elevador e piso tátil, e as instalações museográficas também dispõem de instrumentos que possibilitam o acesso aos conteúdos para deficientes visuais e auditivos.

O Museu da Gente Sergipana é o resultado de um trabalho intenso de quatro anos e que envolveu uma grande equipe multidisciplinar de profissionais. Todo o projeto foi concebido através de uma vasta pesquisa com participação de curadores locais e de registros em todo o Estado e prevendo ainda a formação de uma equipe multidisciplinar capacitada para atender ao público, além de gerar conteúdos educativos que fomentarão o cotidiano do Museu.

Fonte: ASN

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais