Museu da Gente Sergipe é finalista em concurso nacional

0
Museu da Gente Sergipana: finalista (Foto: Ascom/Banese)

O Museu da Gente Sergipana, administrado pelo Instituto Banese, é um dos três finalistas do prêmio nacional ‘O Melhor da Arquitetura Brasileira 2012’, na categoria de restauração. A informação é do superintendente do Instituto Banese, o arquiteto Ézio Déda, segundo o qual esta classificação entre os principais projetos nacionais de arquitetura já reconhece a qualidade técnica do projeto de implantação do Museu da Gente Sergipana, que incluiu a restauração completa do prédio histórico do Atheneuzinho, uma antiga escola de Aracaju, construída em 1926, e que foi o principal centro de formação educacional do estado na primeira metade do século passado.

Implantado pelo Instituto Banese, em parceria com o Governo do Estado, o Museu da Gente Sergipana foi inaugurado no final do ano passado, dentro das comemorações pelos 50 anos do Banese, e é hoje uma das principais atrações turísticas do estado, no antigo prédio do Atheneuzinho, na Avenida Ivo do Prado, 398, no Centro Histórico de Aracaju.

“Restaurar um monumento arquitetônico como o Atheneuzinho foi uma complexa tarefa multidisciplinar que exigiu a participação de diversos profissionais, entre arquitetos, engenheiros, designers, historiadores, pesquisadores e artistas”, conta Ézio Déda, ao ressaltar que toda a equipe envolvida no projeto de restauração e execução da obra está muito satisfeita com a classificação no concurso nacional de arquitetura, pelo reconhecimento do trabalho desenvolvido.

Votação dos melhores

Dentro do processo para a escolha dos finalistas do prêmio ‘O Melhor da Arquitetura 2012’, a seleção dos melhores projetos foi realizada por uma equipe de curadores que analisaram diversos itens técnicos e resultados práticos obtidos pelas obras. Além da escolha técnica, entretanto, existe espaço para a participação do público, que pode votar no melhor projeto.
“Vamos votar e contribuir para que o projeto do nosso Museu da Gente Sergipana seja reconhecido como a melhor restauração da arquitetura brasileira em 2012”, conclama Ézio Déda. O resultado final da promoção será anunciado em um grande evento no Memorial da América Latina, em São Paulo, no próximo dia 30 de outubro.

Fonte: ASN

Comentários