Corpo de Bombeiros diz que todos os museus de SE estão irregulares

Palácio Museu Olímpio Campos (foto Silvio Oliveira)

Todos os oito museus situados em Sergipe estão em situação irregular junto ao Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE). São eles: Museu Histórico de Sergipe, Museu Afro de Sergipe, Museu da Gente Sergipana, Palácio Museu Olímpio Campos, Museu Galdino Bicho, Museu do Artesanato de Sergipe, Museu do Homem Sergipano, que está desativado desde 2014, e o Planetário da CCTECA Galileu Galilei.

De acordo com a assessoria de comunicação do CBMSE, museus são edificações com área construída maior que 750m². Quatro deles (Museus Histórico de Sergipe, Museu Afro de Sergipe, Museu da Gente Sergipana, Palácio Museu Olímpio Campos) chegaram a dar entrada na solicitação, mas nenhuma foi concluída. “Apenas quatro deram entrada. Desses, três [Museu Afro, da Gente Sergipana, Olímpio Campos] tiveram os projetos aprovados, mas não retornaram para solicitar que o Corpo de Bombeiros fosse até o local e fizesse a fiscalização para dizer que o que estava autorizado no papel foi executado”, informou a capitã Emanuela Cruz.

A vistoria foi realizada após a tragédia ocorrida no Museus Nacional, no Rio de Janeiro, no último dia 2 de setembro. “Fizemos um levantamento em todos os museus do estado. Atualmente nenhum dos oito museus tem registro do Corpo de Bombeiros de Sergipe”, explicou a capitã.

Ainda este ano, o CBMSE pretende visitar os museus para verificar a situação de cada um. “Se não estiver de acordo, o imóvel é notificado”, disse a capitã Emanuela. O prazo para a regularização varia de acordo com as necessidades de cada local.

Museu do Homem

O Museu do Homem é de responsabilidade da Universidade Federal de Sergipe e está desativado desde 2014, de acordo com a diretoria do estabelecimento.

Museu da Gente

O Instituto Banese informou que está atendendo às novas demandas recém solicitadas pelos bombeiros e
em fase de implementação do Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas. O instituto ainda acrescentou que após sua instalação, estará apto a receber novamente o Alvará de Funcionamento do CBMSE.

CCTeca

Dentro das ações de manutenção e reforma dos espaços de responsabilidade da Secretaria Municipal da Educação (Semed) de Aracaju, já está sendo formulado um plano de prevenção e combate a princípio de incêndio. Além disso, foi realizado um levantamento sobre o estado dos extintores – inclusive para manutenção, troca e instalação de novos dispositivos – e o equipamento da Casa de Ciência e Tecnologia da Cidade de Aracaju (CCTeca Galileu Galilei) já foi substituído. Também será solicitado, ao Corpo de Bombeiros de Sergipe, um treinamento para a equipe do Planetário.

O Portal Infonet também entrou em contato com os responsáveis pelos demais museus citados na matéria e aguarda posicionamento. Permanecemos à disposição através do e-mail jornalismo@infonet.com.br ou do telefone (79) 2106-8000.

por Jéssica França

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais