NPDOV exibe filmes na Semana do Meio Ambiente

NPDOV fica na rua Lagarto, bairro São José /Foto: AAN
O cinema pode ser um importante instrumento no processo de formação de cidadãos críticos e conscientes. Pensando em contribuir para a disseminação da preocupação com o meio ambiente, o Núcleo de Produção Digital (NPD) Orlando Vieira realiza nesta segunda, terça e quarta-feira, dias 31 de maio, 1º e 2 de junho, uma mostra de filmes educativos para crianças da rede pública de ensino da capital. A iniciativa faz parte da programação da Prefeitura de Aracaju em comemoração à Semana do Meio Ambiente.

Com a intenção de complementar a educação ambiental dos estudantes, serão exibidos os filmes “Nas Asas do Condor”, “Instinto Animal” e “Pajerama”, que trazem a questão ambiental como protagonista. A mostra será realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e conta com o apoio do Cine Mais Cultura e da Programadora Brasil. As exibições acontecem às 9h e 14h30, na sede do NPD (rua Lagarto, bairro São José).

Durante as sessões, as crianças serão transportadas para as selvas brasileiras. O filme “Nas Asas do Condor” leva os espectadores numa viagem panorâmica sobre a Amazônia. Em “Instinto Animal”, a selva é vista do ponto de vista dos animais e a descoberta da mata acontece sob a ótica dos bichos. Para encerrar, o curta “Pajerama” mostra o impacto que do desenvolvimento na natureza. 

Confira abaixo a sinopse dos filmes e a programação da mostra:

Dia 31/05 – 9h e 14h30
Nas asas do Condor – dir. Cristiane Garcia (2007, Brasil, 20 min.) Miltinho é um menino frágil e medroso – pelo menos é assim que o vêem Guinaldo, seu melhor amigo, e sua tia Leila, sempre protetora. Mas diante de seu primeiro grande desafio, em uma cidadezinha perdida na imensidão da floresta, o menino tem a chance de encontrar a sua verdadeira força, e descobre que sua imaginação é capaz de voar. É o início de uma viagem mágica, repleta de significados que permanecerão por toda a vida. Um vôo no qual a amizade, o amor e a liberdade ganham cores e contornos tão profundos quanto singelos, em um retrato da Amazônia dos anos 60. 

Dia 01/069h e 14h30
Instinto Animal – dir. Léa Zagury (1986, Brasil, 6 min.) Um estudo dos movimentos de alguns animais de um ponto de vista subjetivo, o que leva o espectador a sentir-se na pele de cada um deles (onça, macaco, cobra e gavião). 

Dia 02/069h e 14h30
Pajerama – dir. Leonardo Cadaval (2008, Brasil, 9 min.) Um índio é pego numa torrente de experiências estranhas, que revelam mistérios de tempo e espaço.

Fonte: AAN

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais