Obras de Arthur Bispo do Rosário expostas em Londres

Manto de Arthur Bispo do Rosário: (Foto:Divulgação)

Com apoio da Fundação Nacional de Artes (Funarte) – instituição vinculada ao Ministério da Cultura (MinC) – as obras do artista plástico sergipano Arthur Bispo do Rosário estão em exposição no Victoria & Albert Museum, em Londres, até o próximo dia 28 de outubro. A mostra denominada ‘Azul dos Ventos’ traz 83 obras do artista, que passou 50 anos internado em um hospital psiquiátrico do Rio de Janeiro.

“A escolha de Arthur Bispo do Rosário para representar o Brasil em um dos mais importantes museus da Europa é não só motivo de orgulho, mas também o reconhecimento de seu talento e genialidade”, afirma o presidente da Funarte, Antonio Grassi.  Segundo ele, “o artista, que se dizia um escolhido de Deus, buscava, através de suas criações lúdicas, uma fuga para as inquietações”.

Grassi enfatiza que nesta exposição, o público terá a chance de conhecer também o lado esportista de Bispo, que chegou a ser campeão de boxe. O Brasil, como país que receberá os próximos jogos olímpicos em 2016, esteve em destaque no circuito cultural de Londres durante as competições, e permanece até outubro com esse importante expoente das artes plásticas.

As obras que estão expostas reúnem as principais características do trabalho de Bispo do Rosário. São faixas de miss, estandartes, roupas, barcos a vela, tacos de golfe, raquetes de tênis, argolas de ginástica olímpica que mostram a poética da junção de materiais descartados, bordados, consertos, sobreposições, escritas e desenhos.

O curador Wilson Lazaro, do Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea, explica que o conjunto de obras de Azul dos Ventos foi selecionado por sua representatividade dentro de um universo de 804 trabalhos deixados pelo artista. “As obras proporcionam a condição de cada um conferir o porquê do seu reconhecimento como o primeiro e o mais importante artista da arte contemporânea no Brasil e no mundo”, exalta.

O artista e sua obra

Além de estandartes podres, lençóis encardidos, botões cariados, suspensórios de doutores, Bispo do Rosário usava a linha que desfiava de uniformes novos e usados de internos da Colônia Juliano Moreira para classificar, ensinar e apresentar em formas de brinquedos instrumentos musicais, arquitetura, objetos do cotidiano.

“O artista tinha a certeza de estar fazendo um objeto de arte, de reconstruir o fluxo do mundo e de eternizar toda informação do material existente na Terra. Foram construídos centenas de objetos durante quatro décadas”, pontua Lazaro.

A obra de Bispo do Rosário ganhou destaque após sua morte em 1989. Segundo o curador Wilson Lazaro, “deve ser compreendida como uma grande e única Obra, uma instalação onde o artista morava, criava, fazia e sonhava nas dependências de um hospital psiquiátrico do Rio de Janeiro”.

Londres – Lisboa

Após a exposição em Londres no âmbito das Olimpíadas 2012, o talento do artista Bispo do Rosário continua representando o rico patrimônio cultural brasileiro na Europa. As obras do artista farão parte da programação do Ano do Brasil em Portugal, em Lisboa, com realização da Funarte/MinC.

Em ambos os eventos o investimento soma R$ 300 mil. No ano passado, o trabalho de Bispo do Rosário integrou a programação do Europalia – Brasil, na Bélgica.

Fonte: Ascom/MinC

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais