Ocupe a Praça homenageia o artista Véio nesta quarta-feira, 15

0
Ocupe a Praça homenageia artista Véio e traz uma programação do sertão contemporâneo (Foto: divulgação)

O Ocupe a Praça desta quarta-feira, 15, homenageia um artista sergipano consagrado internacionalmente, o escultor Cícero Alves dos Santos, conhecido como ‘Véio’. Esta será a primeira homenagem ao escultor, em Sergipe, que estará presente para conversar com o público sobre o seu universo artístico, a partir das 18h30, na Praça General Valadão, no Centro de Aracaju. O evento é uma realização da Prefeitura de Aracaju, através do Núcleo de Produção Digital (NPD) Orlando Vieira, unidade vinculada à Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju).

O artista sergipano, cobiçado no mundo inteiro, fundou o ‘Museu do Sertão’, no Sítio Soarte, localizado no município de Nossa Senhora da Glória. Lá, ele reúne um acervo de 17 mil obras que recontam os modos de vida e produção do sertanejo e preservam a cultura popular da região. Ele foi um dos escolhidos, em 2014, para participar da exposição comemorativa aos 30 anos da Fundação Cartier, em Paris. Um ano depois, teve a sua obra exposta na Abadia de São Gregório, em mostra paralela à Bienal de Veneza. Em 2017, ‘Véio’ recebeu o Prêmio Itaú Cultural 30 anos, realizado para destacar artistas que impactaram o cenário cultural nas últimas décadas. No ano passado, ocupou os três andares do Itaú Cultural, em São Paulo, com a exposição “Véio: a Imaginação da Madeira”.

Nesta quarta, durante o Ocupe a Praça, haverá a exibição de vídeo, inédito no Brasil, produzido pela Fundação Cartier para a exposição Histoire de Voir (Paris, 2012), além de filmes que compuseram a exposição no Itaú Cultural, ‘Véio: a Imaginação da Madeira’. Para encerrar a noite, acontecerá um “revival” do Rock Sertão com Naurêa, banda sergipana e internacionalmente conhecida.

Fonte: PMA

Comentários