Oficinas vão trabalhar a arte de Arthur Bispo do Rosário

Reprodução de obra de Arthur Bispo
Com mais uma ação intersetorial entre as Secretarias de Estado da Inclusão Social (Seides), Cultura, Gabinete da Primeira-Dama e Banese, o Governo do Estado, com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/SE), realiza duas oficinas paralelas pertencentes as atividades do Projeto Bispo do Rosário. As atividades serão abertas logo mais às 19h desta sexta-feira, 12, com exibição do filme “O Prisioneiro da Passagem”, de Hugo Denizart, e palestras do diretor de arte e pesquisador Sergio Silveira e o diretor teatral Lindolfo Amaral, do grupo Imbuaça.

As oficinas dão início a uma articulação de diferentes áreas do Governo do Estado em torno da figura de Arthur Bispo do Rosário, cujo centenário de nascimento ocorre em 2009. A idéia é desenvolver ações de divulgação de sua vida e obra e de geração de renda em comunidades artesanais e cooperativas para produção de miniaturas e peças inspiradas em seu trabalho, além de mostras itinerantes das réplicas das obras produzidas para o filme “O Senhor do Labirinto”, rodado em Sergipe e que será lançado no final de 2009.

As oficinas são destinadas prioritariamente a multiplicadores, instrutores e técnicos das secretarias e órgãos do Governo do Estado como as secretarias de Saúde, Educação, Trabalho, Meio Ambiente e Emdagro. Através das oficinas, serão elaboradas ações e outros subprojetos junto aos públicos-alvos específicos de cada pasta. As pessoas atendidas em programas e projetos da Seides também terão participação garantida, para que possam multiplicar o conhecimento apreendido junto a suas comunidades e participar de outras ações relacionadas a Bispo do Rosário desenvolvidas pelos órgãos governamentais e parceiros.

As atividades das oficinas serão elaboradas a partir das peças produzidas para o filme “O Senhor do Labirinto”, que farão parte de mostras itinerantes pelo interior do estado e das mostras permanentes a serem montadas no Centro de Arte e Cultura da Orla de Atalaia e do Memorial Arthur Bispo do Rosário, que será implantado em parceria com a Energisa na Galeria de Artes da Orla de Atalaia.

As oficinas serão ministradas por Sérgio Silveira e Lana Benigno, que integraram a equipe técnica do filme “Senhor do Labirinto”. Sérgio vai ministrar a Oficina de Reconhecimento da Arte de Bispo do Rosário, e Lana ficará encarregada da Oficina de Técnicas de Ilustração e Bordado utilizadas pelo artista.

A metodologia contará com a apresentação de filmes, fotos, palestras e aulas práticas. As oficinas serão ministradas no Centro de Criatividade, no bairro Getúlio Vargas. Elas acontecem simultaneamente, têm vagas para 30 alunos, com carga horária de 40 horas/aula divididas em 3 horas diárias, das 14h às 17h, entre os dias 15 de dezembro e 9 de janeiro. Na oportunidade, peças do artista serão restauradas para fazer parte da Exposição do Banese e do Acervo Fixo do Memorial Arthur Bispo do Rosário, que funcionará na Galeria de Arte da Orla da Atalaia.

 

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais