ORSSE recebe renomado pianista em concerto no dia 20

0

Após o grande sucesso de público da ópera La Bohème, a Secretaria de Estado da Cultura (Secult), através da Orquestra Sinfônica de Sergipe (ORSSE), continua a promover música de qualidade através de sua série "Mangabeiras", na próxima quarta-feira, 20, às 20h30, no Teatro Tobias Barreto.

O concerto brindará o público sergipano com a presença do renomado solista internacional Jean Louis Steuerman, brasileiro atualmente radicado em Londres, presença constante como solista de destaque nas principais orquestras do mundo. O pianista executará, sob a regência do maestro Guilherme Mannis, o Concerto nº1 para piano de Rachmaninoff. Os ingressos já estão disponíveis na bilheteria do Teatro.

Sobre o concerto

O pianista Jean Louis Steuerman se apresenta regularmente na Europa, América do Norte e Japão, participando de importantes séries de recitais nos três continentes. Camerista de atuação elogiada pela crítica, tem colaborado com alguns dos mais refinados músicos do mundo.

Outros compromissos com orquestras incluem concertos com a English Chamber, Hallé, Royal Liverpool Philharmonic, City of Birmingham Symphony Orchestra e a Bournemouth Sinfonietta. Ele se apresentou com a Leipzig Gewandhaus, sob a regência de Kurt Masur, Sinfônica de Basel, com Heinz Holliger, Filarmônica de Helsinque (tocando o Concerto para Piano de Tippett), Zurich Tonhalle, Sinfônica de Berlim, Nouvel Orchestre Philharmonique e a Orquestra Sinfônica de Milão.

Steuerman executará com a ORSSE o Concerto para piano nº1, op.1, em fá sustenido menor do russo, Sergei Rachmaninoff.  Caracterizado por sua invenção melódica, o concerto foi escrito no decorrer de 1890 e 1891, quando o compositor ainda era aluno do Conservatório de Moscou.
A ORSSE preza também pela valorização e difusão da música brasileira de concerto e é talvez a orquestra que mais realiza primeiras audições de músicas compostas em território nacional, como no caso da peça Madei-Mamoré, do recifense Manoel Nascimento, cuja estréia mundial será neste concerto.

Além disso, a orquestra ainda executará a grandiosa Sinfonia nº1, op.68, em dó menor, do alemão Johannes Brahms. De estruturas monumentais, o compositor levou décadas para aperfeiçoá-la, mas ela o estabeleceu como herdeiro dos mestres do passado. A Sinfonia n. 1 é típica do compositor: vasta, complicada, inteligente, mas com uma alma doce e um poder direto que qualquer ser humano pode apreciar.

Serviço:
O quê: Concerto da série Mangabeiras III da Orquestra Sinfônica de Sergipe
Quando: 20 de julho, às 20h30
Local: Teatro Tobias Barreto

Ficha técnica

Guilherme Mannis, regente
Jean Louis Steuerman, piano
Manoel NASCIMENTO
Madei-Mamoré
Estréia Mundial
Sergei RACHMANINOFF
Concerto para piano nº1, op.1, em fá sustenido menor
Johannes BRAHMS
Sinfonia nº1, op.68, em dó menor
Realização: Secretaria de Estado da Cultura/Governo de Sergipe
Patrocínio: Instituto Banese/ Banese Card
Apoio: TV Aperipê
Ingressos: R$15,00 inteira e R$7,00 meia
Informações e cortesias: (79) 3179-1480

Fonte e Foto: Ascom Secult

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais