PAC: Cidades sergipanas receberão praças

Modelo das praças de Esporte e da Cultura (Foto: Divulgação Secult)

Em 2010, o Governo Federal lançou a segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento Econômico do Governo Federal (PAC 2). Um dos componentes desse programa é a Praça dos Esportes e da Cultura (PEC), ou Praças do PAC, que está dentro do eixo Comunidade Cidadã. Em Sergipe, três cidades serão beneficiadas com a ação de implantação das praças: Aracaju, Nossa Senhora do Socorro e Estância.

A Praça dos Esportes e da Cultura é uma ação entre os Ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, da Justiça, do Esporte, do Planejamento, Orçamento e Gestão, do Trabalho e Emprego e conta com a coordenação do Ministério da Cultura (MinC).

O projeto será responsável pela criação de espaços públicos para o desenvolvimento de atividades de esporte, cultura, lazer e cidadania, nas cinco regiões do país. As atividades serão compartilhadas com as prefeituras municipais das cidades onde as praças serão instaladas. A atual fase de implantação do projeto é a da discussão com os gestores locais sobre o processo de mobilização social e gestão das praças.

Três modalidades de projetos arquitetônicos das praças estão sendo trabalhados pelo Governo Federal, variando de acordo com o tamanho do terreno disponibilizado. Serão instalações em áreas de 700 m², 3000 m² e 7000 m². As PECs prevêem para a população a disponibilização de serviços de assistência social, qualificação para o mercado de trabalho, práticas de esporte e lazer, espetáculos culturais e telecentros.

PECs em Sergipe

Em Sergipe, a ação do Governo Federal contemplará três cidades sergipanas. Em Aracaju, os bairros Olaria e Santa Maria receberão estes novos equipamentos culturais, de 3000 m² e 7000 m², respectivamente. Já em Nossa Senhora do Socorro, a Praça será implantada no conjunto Marcos Freire I, em uma área de 3000m². Em Estância, a PEC terá a mesma dimensão que no município socorrense.

Seminário

Com o intuito de reunir os gestores municipais para discussão acerca da implantação das PECs, o Ministério da Cultura realizará o Seminário Regional das Praças dos Esportes e da Cultura. A ação, que ocorre em todo o país, foi estendida para o Nordeste, mais especificamente para as cidades de Salvador, Recife e Fortaleza.

Sergipe, através dos gestores públicos municipais de Aracaju, Nossa Senhora do Socorro e Estância, participará do seminário que ocorrerá em Recife, juntamente com os estados de Alagoas, Paraíba e Pernambuco. O evento acontecerá nos dias 20 e 21 de outubro, no Auditório Aloísio Magalhães da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj).

Nos dois dias de atividades, o Seminário acontecerá das 08h30 às 17h30. Estarão presentes representantes dos Ministérios da Cultura, do Esporte, do Trabalho e Emprego, e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, além da Caixa Econômica Federal. Os objetivos principais do evento são: o debate e adesão à proposta de mobilização social, orientações para sua execução, bem como capacitação em metodologias de mobilização social e apresentação do curso à distância.

Fonte: Ascom Secult

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais