Personalidades negras homenageadas

Dentre os homenageados estão mestres de capoeira e as yalorixás (Foto: Portal Infonet)

Nesta segunda-feira, 21, dez personalidades negras do Estado foram homenageadas em Sessão Especial na Câmara Municipal de Aracaju (CMA). Foram homenageados os primeiros líderes da luta contra o racismo do Estado, os primeiros mestres de capoeira e as primeiras yalorixás, sacerdotisas do Candomblé.

De acordo com a vereadora Rosângela Santana, a homenagem serve para valorizar os negros que ainda são vítimas de preconceito no país. “O maior preconceito é a invisibilidade, porque nós ocupamos os piores lugares e a sociedade não discute isso. É preciso a execução de políticas públicas que possam auxiliar nesse sentido”, diz.

Buscando chamar atenção da sociedade contra a discriminação racial, a Coordenação da Igualdade Racial (Copir) da Secretaria Municipal de Participação Popular de Aracaju promoveu na última sexta-feira, 18, uma caminhada contra o racismo e a intolerância religiosa.

O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais