Personalidades serão homenageadas no 8 de Julho

Solenidade marcará entrega oficial de título à Praça São Francisco (Foto: André Moreira/ASN)

Um grande evento para comemorar o dia da Sergipanidade, 8 de julho, está sendo planejado pelo Governo de Sergipe através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). A festa será marcada pela entrega do diploma de Patrimônio da Humanidade à Praça São Francisco, em São Cristóvão, conquistado em agosto do ano passado.

Um capítulo a parte fará a comemoração se tornar ainda mais especial: a entrega da Medalha da Ordem do Mérito Aperipê, a mais alta condecoração oferecida pelo governo estadual a pessoas ou instituições que tenham significativa relevância no Estado, a cinco personalidades que contribuíram no processo da candidatura da praça a Patrimônio Cultural da Humanidade.

A secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, destaca que a entrega da medalha é um gesto de reconhecimento do trabalho que os contemplados realizaram em prol de Sergipe. "O Estado vai mostrar, através da Medalha, o seu respeito pelas pessoas e entidades que contribuem para que o pequeno Sergipe continue sendo uma terra de grande valor. Para nós, é motivo de orgulho reconhecer a contribuição de cada um e fazer com que a população saiba a importância que eles têm", frisou.

Homenageados

Thiago Fragata será um dos homenageados no 8 de Julho (Foto: Marcelle Cristinne/Secult)

Para os homenageados, a ocasião será simbólica e muito representativa, afinal, este será um reconhecimento do Estado a autoridades que foram peças-chave na luta pela conquista da Praça São Francisco.

Entre os que irão receber a comenda estão o Subsecretário do Patrimônio Histórico e Cultural de Sergipe, Luiz Alberto dos Santos, e o coordenador da Comissão Pró-Candidatura da Praça São Francisco à Patrimônio da Humanidade, Thiago Fragata.

“Para mim este reconhecimento é o ápice de uma luta que nós travamos em diferentes frentes da cultura há muitos anos. Entendo que essa homenagem culmina com a questão da Praça São Francisco, mas no meu caso, é a auge de uma luta que percorri por toda a minha vida, que foi voltada a cultura sergipana”, declarou o professor Luiz Alberto.

Já para o coordenador da Comissão Pró-Candidatura, Thiago Fragata, o recebimento da Medalha será uma clara demonstração de compromisso e reconhecimento do Governo do estado com àqueles que lutaram pela conquista da Praça São Francisco. “Fico muito feliz, pois vejo que o Governo de Sergipe se comprometeu que reconheceria os envolvidos na conquista e cumpriu. Além disso, quero dedicar essa honra a todos que contribuíram na campanha, para que Sergipe pudesse conquistar o 18º Patrimônio Brasileiro da Humanidade”, comemorou o historiador.

Secretária de Cultura destaca a entrega da homenagem (Foto: Marcelle Cristinne/Secult)

Receberão ainda a homenagem, o presidente Nacional do IPHAN, Luiz Fernando Almeida; o Embaixador Permanente do Brasil na UNESCO, João Carlos de Souza Gomes e o Assessor de Relações Internacionais do IPHAN, Marcelo Brito.

Câmara e Senado

O Senado e Câmara de Deputados Federal também foram homenageados através da Medalha Mérito Aperipê. A solenidade ocorreu na terça-feira, 5, em Brasília, durante sessão solene em homenagem a Sergipe. Na ocasião, o presidente do Senado, José Sarney, e o presidente da Câmara Federal, Marcos Maia, serão condecorados. O vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Carlos Ayres de Britto, também esteve presente na sessão pelos 191 anos de Emancipação Política do Estado.

Fonte: Secult

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais