Pífanos & Mamulengos chega a Aracaju

A Caravana Pífanos e Mamulengos irá passar por Aracaju no próximo dia 23 de abril. O espetáculo montado por dois mestres da cultura popular pernambucana, João do Pife e Zé Lopes, mostra as tradições da cultura nordestina. Eles já passaram por Brasília e vão ainda a Minas Gerais, Bahia, Alagoas e Pernambuco.

 

Em Aracaju, a apresentação gratuita será feita no Centro de Criatividade (Rua Saturnino de Brito, s/n, Getúlio Vargas), a partir das 19h. Já no dia 22, no auditório do Sesc/Centro às 19h, ambos fazem uma palestra sobre “

As Culturas Populares Nordestinas, em Particular a Pernambucana” e ministrarão oficinas.

 

Além da dupla, o espetáculo conta ainda com um grupo de 15 membros, que cantam, tocam e dançam vários ritmos do Nordeste. Na primeira parte, João comanda uma banda com instrumentos feitos de bambu ou de canos plásticos. Depois, é a vez de Zé Lopes mostrar por que é considerado um mestre no que faz, dando vida a bonecos que cantam, dançam e encenam situações do Nordeste rural.

 

Além de mestres da cultura popular, João do Pife e Zé Lopes têm em comum o sucesso alcançado em terras estrangeiras. João do Pife apresentou-se em diversos países da Europa e chegou a ensinar seu ofício na Universidade da Flórida, nos Estados Unidos da América. Zé Lopes, que obteve platéias de até 16 mil pessoas durante o projeto Sesi Bonecos Brasil, também já esteve no Velho Continente, com apresentações em Portugal e na Espanha.

 

O espetáculo é uma produção da Página 21 com incentivo do Governo de Pernambuco, por meio do Fundo de Incentivo à Cultura (Funcultura) e apoio das entidades locais. Confira a programação completa da passagem da caravana por Aracaju:

 

Dia 22/04 (terça-feira)

19h: Palestra As Culturas Populares Nordestinas, em Particular a Pernambucana, com os mestres: Zé Lopes e João de Pife

Local: Auditório do SESC/Centro

 

Dia 23/04 (quarta-feira)

9h às 13h: Oficina de mamulengo, com o mestre Zé Lopes (20 vagas)

14h às 17h: Oficina de pífano, com o mestre João do Pife (20 vagas)

19h: Show artístico com Zé Lopes e João do Pife

Local: Teatro Cândida Ribeiro

 

Com informações do MinC

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais