Ponto de Cultura Axé Ô será inaugurado em São Cristóvão

Ponto de Cultura será inaugurado em São Cristóvão (Foto: Arquivo Portal Infonet)

A comunidade do Caípe Velho, no município de São Cristóvão, inaugura neste domingo, 26, o Ponto de Cultura Axé Ô no Centro de Promoção de Desenvolvimento Sustentável Oxogunladê. A consolidação do novo espaço irá viabilizar aulas de informática básica, manejo agroecológico, dança, capoeira e costura.

O projeto idealizado pelo professor e líder espiritual Reginaldo Daniel Flores também prevê a realização de rodas de griôs, seminários temáticos, e a investigação da cultura oral de sambas de origem africana, com a produção e lançamento do CD “Oxogunladê Canta Samba”.

Reginaldo Flores acredita que o projeto do Ponto de Cultura será tão bem sucedido quanto o BNB Cultural, cujo encerramento aconteceu na tarde do último domingo, dia 19. “O Ponto de Cultura nos traz novas possibilidades para continuarmos as políticas sociais que já vêm sendo desenvolvidas no axé. Ele representa a oportunidade de nos estruturarmos e consolidarmos esta parceria com a comunidade local. Através da realização do BNB Cultural conquistamos um resultado que foi muito além do esperado. E queremos continuar este diálogo com a comunidade rural para compreender suas demandas e juntos trabalharmos nossas potencialidades”, resumiu.

A programação cultural terá início no domingo às 16h com a roda de Capoeira Angola do Grupo Abaô, parceiro do projeto.

Novo ponto

O projeto “Ponto de Cultura Axé ô” é composto de ações de continuidade da experiência do Centro de Promoção de Desenvolvimento Sustentável Oxogunladê, localizado na zona rural de São Cristóvão. A composição desse espaço cultural está envolvida com três eixos principais: a pesquisa em agroecologia através da catalogação e cultivo das plantas medicinais existentes na região e da constante prática de manejo agroecológico aberto ao público.

O projeto também propõe a realização de cinco oficinas de formação, são elas: informática básica, manejo agroecológico, dança, capoeira e costura. Essas ações irão permitir o nosso diálogo com a comunidade do entorno e as possíveis parcerias com as escolas públicas e associações.

O novo Ponto de Cultura, situado na estrada do Caípe Velho, em São Cristóvão, tem ações programadas para serem desenvolvidas ao longo de três anos.

Fonte: Ascom Ponto de Cultura

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais