Praça Fausto Cardoso abriga Projeto Bandas de Música

Lira Carlos Gomes, de Estância (Foto: Divulgação)
As bandas de música de Sergipe vão se apresentar durante todo ano no espaço reservado da Praça Fausto Cardoso. A iniciativa é do Projeto Bandas de Música, da Secretaria de Estado da Cultura, que inicia a sua programação nesta sexta-feira, 20, às 16h, com a participação das bandas Sociedade Musical Lira Carlos Gomes, da cidade de Estância, e a do 28° Batalhão de Caçadores.

Bandas

A Banda Sociedade Musical Lira Carlos Gomes é a mais antiga do Estado. Foi fundada no dia 3 de outubro de 1897, com a finalidade de animar e difundir a arte musical em Estância. A banda tem como patrono o músico brasileiro Carlos Gomes e é considerada uma agremiação artística e lítero-recreativa. Por ela passaram renomados maestros, entre eles Joaquim Honório, Manoel Natureza, Euzébio de Carvalho e João Bonifácio. Atualmente, a Lira Carlos Gomes é regida pelo maestro Claudomiro Xisto.

A Banda de Música do 28° BC está ligada ao histórico do Batalhão Campo Grande, uma vez que, quando o 41° Batalhão de Caçadores, sediado em Aracaju, foi transformado em 19ª Companhia de Metralhadora, a banda estava iniciando a sua organização.

Diante das diversas transformações sofridas pelo Batalhão, a banda de música foi criada oficialmente, via decreto ministerial, no dia 27 de outubro de 1924, com um efetivo de 25 componentes, o menor entre os demais Batalhões. O primeiro regente foi o brigadeiro José Raimundo Leituga. Atualmente, a banda é composta por 42 músicos, tendo como regente o tenente Cláudio Juvenal Ramos.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais