Praia do Viral receberá Projeto Ambiental

0

A praia do Viral (Foto: Ascom Setur)

Por conta de diversas denúncias de abusos contra a natureza e ao meio ambiente, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e a de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), realizaram uma vistoria na praia do Viral com o objetivo de prevenir acidentes com equipamentos náuticos e evitar o desmatamento do mangue nativo.

Com a chegada do verão, tem início também o período de férias e, com isso, o aumento de imprudências triplicam e um dos paraísos sergipanos que mais vem sofrendo com essas imprudências é a praia do Viral, reduto conhecido e muito apreciado pelos banhistas e condutores de embarcações náuticas no estado. Por conta disso, os secretários Elber Batalha e Genival Nunes, vistoriaram o local para descobrirem os pontos mais críticos, a fim de elaborarem um projeto de conscientização ambiental para evitar acidentes na área e para a preservação do meio ambiente.

"É muito preocupante o que pudemos ver aqui. Para que carros cheguem até o Viral, estão passando por cima de toda vegetação nativa. Daqui a pouco será impossível manter o mangue nativo. Outro grande problema é a sujeira que encontramos, por toda parte é possível encontrar garrafas pets, latas e plásticos”, alertou Elber Batalha.

Já de acordo com o secretário Genival Nunes, a praia do Viral é um local com grande incidente de tráfego de embarcações, como lanchas de pequeno porte e jetskis, o que é um fator complicado de fiscalizar. “À distância regulamentada para execução de manobras em áreas que contenham banhistas é de 200 metros da margem, o que não vem ocorrendo. O ideal é colocar uma sinalização e demarcação do local, que será destinado aos banhistas, para as embarcações e outra para área de preservação ambiental”, explica.

Elber Batalha ainda faz um alerta para a importância de haver uma de campanha de conscientização dos banhistas e condutores das embarcações. ”É importante conscientizar estes veranistas como utilizar com coerência o espaço de lazer, que vem sendo muito utilizada pela população que gosta de se deslocar para banhar-se. Neste intuito, as campanhas serão fundamentais neste projeto para informar a população e ao mesmo tempo ajudar a interagir de maneira coerente com o meio ambiente”, informou.

O Viral

A praia do Viral é uma faixa litorânea que ainda possui uma baía que tem pouco mais de 40 metros de uma margem à outra onde os banhistas ainda podem escolher entre o banho de mar ou de rio, já que a praia fica localizada no encontro do mar com o rio Vaza Barris, no litoral sul do estado. Hoje o Viral é ponto de encontro de diversas famílias que chegam ao local para deliciarem com um bom banho de rio num local aconchegante e com uma baia incrível, que proporciona prática de esportes náuticos e um pôr do sol esplêndido.

Para os secretários de turismo e do meio ambiente este recanto que vem sendo bastante explorado deve ser imediatamente organizado. “A nossa maior meta é organizar um grupo de trabalho e unidos encontrar a melhor solução para os problemas e dar sustentabilidade ao local para ser explorado turisticamente com responsabilidade”, disseram.

Fonte: Ascom Setur

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais