Pré-Caju 2005: 13 anos de pura festa

Após as mudanças que sofreu no ano passado, o Pré-Caju – uma das maiores prévias carnavalescas do país – esteve sob fogo cruzado. Apesar da aposta dos pessimistas de que a festa não daria certo – por ter sido transferida da avenida Ivo do Prado, no bairro 13 de Julho, para a área dos Mercados, no Centro Histórico de Aracaju – o evento aconteceu sem maiores problemas. Da experiência os organizadores tiraram a certeza de que o público, que participou do Pré-caju 2004, deveria ser consultado sobre as melhorias a serem implementadas. E é este o principal traço da festa em 2005: aperfeiçoamento.

 

Outra novidade é que a festa inicia mais cedo – acontece de 13 a 16 de janeiro de 2005. Segundo Fabiano Oliveira, membro da diretoria da Associação Sergipana de Blocos e Trios – ASBT -, esta será a única prévia realizada na alta estação. Em entrevista ao site Pré-Caju 2005, do Portal InfoNet, o idealizador da prévia falou sobre os preparativos e mudanças planejadas para este ano.

 

PORTAL INFONET – Este ano a festa começa mais cedo. Tem algum motivo especial?

FABIANO OLIVEIRA – É isso mesmo. Nós teremos a realização da festa de 13 a 16 de janeiro de 2005, com o projeto: “Pré-Caju Verão 2005 – A Estação Folia Vai Começar Mais Cedo”. Como o próximo ano é bissexto, o Carnaval vai cair no dia 5 de fevereiro e  a Semana Santa também se antecede, vem para março. Então nós temos a necessidade de trazê-lo para a alta estação. Será o único Carnaval fora de época, bem no Verão, com as grandes atrações do Brasil: Ivete Sangalo, Chiclete com Banana, Timbalada, Babado Novo, Harmonia do Samba, Pagodart, Psirico, Patchanka, Rapazola, Guiguigueto, Levada Loka, Valneijós, Banda Nairê e as atrações sergipanas como Cid Natureza. E vamos ter também, todos os dias, os blocos da sergipanidade, com artistas locais.

 

PORTAL INFONET – Todos os anos a festa traz novidades. O que tem de novo para 2005?

FO – Muitas coisas. Nesta edição teremos o pátio do aquecimento, onde várias atrações estarão presentes. Também resolvemos, a pedidos, ampliar o trajeto. Os blocos continuam saindo do mesmo local, fazendo a entrada já na frente da Passarela da Alegria, com seus 350 camarotes. Vamos fazer todo o trajeto, o desfile de quatro horas e, na saída do trio, não vai mais haver o encontro. Agora o trio sai pela frente do Vasco e vai até a frente do G. Barbosa Atacado. Então, a partir dessa edição a entrada será por um local e a saída será por outro, para não haver afunilamento e nem aperto. O Planetaju, que é um dos pontos altos da festa, terá em sua programação DJs de renome nacional, para acoplar com os nomes dos grandes DJS sergipanos. Ele volta a funcionar com uma grande praça de alimentação, como no ano passado, só que mais ampla.

 

PORTAL INFONET – Sobre as reclamações do público, relacionadas ao evento do ano passado?

FO – Nós teremos alguns fatores primordiais para a mudança e para melhorar o evento. Para isso fizemos uma pesquisa ouvindo quem participou da festa sobre quais os pontos que deveríamos melhorar. Teremos quatro grandes novidades. Vamos fazer uma super decoração em todo o trajeto. Uma empresa especializada vai enfeitar toda a área com tema carnavalesco. Vamos também melhorar a limpeza do local. Este é um fator primordial. Fizemos a parceria com a Torre, uma empresa da iniciativa privada, e com a ajuda dela atacaremos os pontos críticos, como o mau-cheiro. Para resolver isto a empresa vai aplicar um tratamento químico em todo o trajeto. Paralelamente equipes farão a limpeza permanentemente e a Torre vai colocar na rua caminhões que fazem a varredura das vias. Então podemos assegurar aos participantes que fatos que geraram críticas no ano passado terão uma atenção especial este ano. Outra coisa, a Emsurb e a Emurb também farão um trabalho para evitar as poças d’água em todo o trajeto. Vamos, também, triplicar a iluminação do local, transformando a área em uma verdadeira “Cidade Luz”. Teremos 250 mil pessoas por dia, brincando na pipoca. E os blocos estão aí. Escolha o bloco da sua preferência, passe na Central do Pré-Caju, nos Shoppings Riomar e Jardins, já que agora é uma central única, para facilitar, a pessoa monta o quebra-cabeça da forma que preferir, passa também na Central para comprar camarotes. Já o Planetaju, a pessoa chega às 19 horas, o acesso será através de ingressos e pulseiras. Nós manteremos os cartões magnéticos apenas para os camarotes.

 

PORTAL INFONET – Como está a divulgação da festa fora do Estado?

FO – Firmamos uma parceria, com a TAM Viagens, que vai ser muito importante para fazer os pacotes turísticos. Estamos entrando com 90 dias de propaganda com a Rádio Piatã FM, de Salvador. Vamos ter todo o SBT Nordeste fazendo divulgação do evento. A TV Bahia e a TV Gazeta, afiliadas da Rede Globo, também estará anunciando a festa. E contaremos com quatro quinzenas de outdoors nas cidades de Maceió e Salvador. Além da folhetaria distribuída para todo o país.

 

PORTAL INFONET – O Pré-Caju, então, está lutando para manter o alto conceito que já angariou em todos esses anos.

FO – É verdade. O evento é considerado o melhor do Brasil. Segundo Bel Marques, do Chiclete com Banana, este é o melhor trajeto indoor do país. Além disso, a festa não perturba a cidade. É um evento que vai para lá quem quer. Ele também serve como valorização do Centro Histórico, um importante ponto turístico da cidade. Então acho que está tudo em ordem. O know how adquirido ajuda e muito, afinal são 13 anos de evento. E, em 2005, ele começa no dia 13 de janeiro e o número 13 será um fator extra para dar sorte, porque nós estamos melhorando cada vez mais o evento. Escutando as críticas construtivas. Vale frisar que o evento tem segurança. Conta com o apoio do Governo do Estado de Sergipe, através das Secretarias de Segurança Pública e Saúde, as quais a população agradece.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais