Prefeitura divulga programação do Forró Caju e outras novidades

Foto: Edinah Mary (AAN)
Os cantores que vão animar os 13 dias do Forró Caju serão conhecidos hoje pela manhã, quando o prefeito Marcelo Déda divulga a programação do evento, às 8 horas, no bar e restaurante Cariri. A festa tem início dia 17 de junho e vai até a comemoração do São Pedro, no dia 29. Além disso, a prefeitura já anunciou a data e programação do Fórum do Forró, que acontece há cinco anos. Desta vez, a homenagem vai para o Trio Nordestino.

 

O Fórum do Forró, organizado através da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Funcaju), discutirá com o público e palestrantes, de 1º a 3 de junho, a trajetória musical do Trio Nordestino, no Teatro Atheneu. “Este é um espaço aberto que tornam acessíveis obras dos grandes criadores do forró para todos aqueles que se interessam pela música nordestina”, ressalta Paulo Correia, coordenador do Fórum. O ano passado, a homenageada foi a cantora Clemilda.

HISTÓRIA – O Trio Nordestino surgiu no final da década de 50 formado por Dominguinhos, Borborema e Miudinho. Com o intuito de seguir carreira solo eles se separaram. A partir daí, o grupo passou por poucas transformações e começou a fazer sucesso no Rio de Janeiro, em 1962. O primeiro LP tinha 12 músicas, algumas delas que viraram grandes sucessos, como Carta a Maceió, Chupando Gelo e uma música para Sergipe, Coco Sergipano.

 

O auditório de um famoso programa de rádio vibrou com a primeira apresentação do grupo. Depois disso, as portas se abriram e a turnê pelo Nordeste, em parceria com Luiz Gonzaga, rendeu um LP por ano. As vendas ultrapassaram em um milhão de LPs em 1970, quebrando marcas do próprio Luiz Gonzaga e chegando perto do recorde de Roberto Carlos. Genaro, músico que durante dez anos integrou o grupo, irá participar pela primeira vez do Fórum e analisa o evento como uma excelente oportunidade de enaltecer e contar a verdadeira história do forró.

 

 

Confira a programação completa do V Fórum do Forró

Dia 01/06 – quarta-feira

19h – Abertura do Fórum pelo prefeito Marcelo Déda e a presidente da Funcaju, Karlene Lobo Sampaio.
19h30 – Palestra: Trio Nordestino 45 anos de carreira: A história do trio de forró mais popular do Brasil.
Coordenadora: Karlene Lobo Sampaio
Palestrantes: Assis Ângelo (jornalista, escritor, radialista e pesquisador da música nordestina)
Onildo Almeida (um dos maiores compositores da música nordestina)
21h – Depoimento: Aldemário Coelho (Um dos grandes nomes do forró e autor de dois tributos ao Trio Nordestino)
21h20 – Debate sobre o tema da palestra
21h50 – Coquetel de abertura do V Fórum de Forró
Apresentação musical de Carlos Moreno e Trio pé de serra

Dia 02/06 – quinta-feira

19h – Palestra: A evolução do São João em Aracaju: De uma festa modesta na Rua São João a um grande evento de repercussão nacional.
Coordenador: João Emanuel Santos (professor, poeta popular e coordenador de Intercâmbio Cultural da Funcaju)
Palestrante: Aglaé D”Ávila Fontes (Escritora, professora, folclorista e diretora do Centro de Criatividade de Sergipe)
19h50 – Debate sobre o tema da palestra
20h20 – Palestra: A música do Trio Nordestino
Palestrante: Zé da Flauta (compositor, instrumentista, produtor cultural, ex-integrante do Quinteto Violado e da banda de Alceu Valença)
21h10 – Depoimento: Genaro (ex-integrante do Trio Nordestino e um dos maiores sanfoneiros do Brasil)
21h30 – Debate sobre o tema da palestra
22h – Apresentação musical de Genaro e Walquíria

Dia 03/06 – sexta-feira

19h – Palestra: O crescimento do forró nos grandes centros urbanos e a massificação das bandas de pseudo forró na mídia.
Coordenador: José Augusto de Almeida (professor, pesquisador da obra de Luiz Gonzaga e apresentador do programa Aquarela Nordestina, na rádio Aperipê AM)
Palestrante: Tárik de Souza (jornalista, escritor, diretor da coleção Todos os Cantos, da editora 34, um dos maiores críticos musicais do Brasil com uma coluna semanal no Jornal do Brasil)
19h50 – Debate sobre o tema da palestra
20h20 – Palestra: A música do Trio Nordestino por seus autores.
Palestrantes: Antônio Barros (compositor dos maiores sucessos do Trio Nordestino)
Cecéu (compositora de grandes sucessos do Trio Nordestino)
João Silva (parceiro de Luiz Gonzaga e um dos compositores mais gravados pelo Trio Nordestino)
21h50 – Show de encerramento com o Trio Nordestino.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais