Presidenta da Funcaju dá entrevista sobre edital

0

A Presidenta da Funcaju, sra. Lucimara Passos, recebe, a partir das 12h de hoje, 26, a imprensa sergipana para um almoço seguido de entrevista coletiva. Ela vai falar sobre o Edital no. 01/2007, lançado a semana passada pelo Prefeito Edvaldo Nogueira, visando “fomentar a cadeia criativa do audiovisual, apoiando a produção e a circulação de de curtas-metragens”. Nos próximos dias, a Funcaju lança o edital número 2 agora tratando do teatro.

O edital tem sido objeto de críticas dos produtores culturais. Eles reclamam do artigo 29 do edital que diz textualmente: “O selecionado, já no ato de formalização do apoio, cederá, à prefeitura de Aracaju e à Funcaju, o direito de utilização da imagem e nomes dos diretores, produtores, artistas, técnicos, grupo ou produtora, em peças publicitárias ou institucionais da Administração municipal, bem como os direitos sobre o curta-metragem e produtos e insumos a ele relacionados”.

Os produtores culturais, ouvidos pela reportagem, acham um absurdo que a prefeitura se apodere do trabalho e do esforço intelectual de artistas. Como o edital não estabelece o período que o curta-metragem ficará em poder da prefeitura, eles querem que o edital seja revisto.

Os artistas reclamam também que o edital exige roteiros para todas as obras a serem feitas, o que invalida a proposta de se fazer documentários. “Como se preparar roteiros, inclusive com diálogos, para um documentário?”, questiona um dos interessados no edital.

D. Lucimara Passos, ao receber a imprensa hoje, no Delmar Hotel, certamente vai esclarecer muitos destes pontos do Edital.

Por Ivan Valença

Comentários