Professor do IFS lança livros sobre filósofo Hans Jonas

Livros são de autoria do professor Flaviano Fonsêca (Foto: Divulgação IFS)

No dia 4 de novembro, às 19h, no miniauditório do Instituto Federal de Sergipe (IFS) – Campus Lagarto, será lançado o livro ‘Ética para a Civilização Tecnológica em Diálogos com Hans Jonas’ e relançada a obra ‘Hans Jonas: (Bio) ética e crítica à tecnociência’. O primeiro contém o capítulo ‘Hans Jonas: A tecnologia na fenda da responsabilidade ética’, escrito por Flaviano Fonsêca, professor do IFS, doutor em Filosofia e profundo estudioso do filósofo Hans Jonas, enquanto o segundo é integralmente de autoria do docente.

‘Ética para a Civilização Tecnológica em Diálogos com Hans Jonas’, organizado por Robinson dos Santos, Jelson Oliveira e Lourenço Zancanaro, é um texto coletivo escrito pelos maiores expoentes sobre o pensamento do autor no Brasil. “Estamos diante de uma época na qual a humanidade é convocada a escolher o seu futuro. Frente a uma magnífica diversidade de culturas, devemos reconhecer que somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Hans Jonas, visionário de um futuro com o descaso e com a desumanização, nos convida a fugir da superficialidade”, afirma Flaviano.

Segundo ele, que é professor do Programa de Educação de Jovens e Adultos (Proeja), no pensamento de Hans Jonas, educadores e pesquisadores encontram fundamentos ético-filosóficos e pedagógicos para uma concepção de educação que valoriza a alteridade e o diálogo profundo com o outro. “Nesse contexto se insere a proposta do Proeja de se considerar jovens e adultos que retornam ao processo de ensino e aprendizagem como sujeitos em suas competências e, ao mesmo tempo, potencializá-los para a construção de uma cultura de paz”, explica.

A obra ‘Hans Jonas: (Bio) ética e crítica à tecnociência’, de sua autoria, foi publicada em 2007 pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e terá um relançamento também no dia 4.

Sobre o autor

Flaviano Oliveira Fonsêca é professor efetivo do IFS. Doutor em Filosofia, publicou mais de 20 artigos, resumos e resenhas em revistas especializadas nacionais e internacionais sobre o mesmo autor. Lançará em breve a obra ‘O Pensamento (Bio) Ético de Hans Jonas’, fruto da sua tese de doutorado.

Fonte: Ascom IFS

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais