Programa Arca das Letras promove encontro em Sergipe

O programa Arca das Letras, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), a Oscip Missão Criança e a ONG Um Lugar ao Sol, realizam o Encontro dos Agentes de Leitura dos Territórios da Cidadania Alto Sertão e Sertão Ocidental. A ação acontece nesta quinta-feira, 19, e sexta-feira, 20, no município de Japaratuba.

O Encontro é promovido para que os voluntários do Arca das Letras possam trocar experiências sobre o funcionamento das bibliotecas rurais implantadas em suas comunidades e avaliar o alcance dos objetivos propostos pelo Programa, como o incentivo à leitura, o apoio aos processos educacionais, culturais e de desenvolvimento das práticas produtivas e, ainda, estimular a participação das famílias beneficiadas na gestão coletiva das bibliotecas.

Outro objetivo da ação é formar a Comissão dos Agentes de Leitura, que ficará responsável pelo acompanhamento das bibliotecas por um período de seis meses. A ação recebe o apoio das prefeituras municipais, sindicatos dos trabalhadores rurais e colegiados territoriais de Sergipe e também do Banco do Nordeste.

Mais 40 bibliotecas

Durante a programação do Encontro dos Agentes de Leitura, a equipe técnica do MDA vai reunir 80 novos voluntários dos territórios Alto Sertão e Sertão Ocidental para que recebam o treinamento e se tornem novos agentes de leitura. Serão mais 40 bibliotecas Arca das Letras distribuídas para Sergipe. As comunidades beneficiadas serão indicadas pelos Colegiados dos dois territórios.

O estado já conta com 55 bibliotecas, instaladas em 31 municípios, que atendem a cerca de 9,5 mil famílias por meio dos 11 mil livros distribuídos. As arcas foram implantadas entre 2004 e 2006, em parceria com o Projeto Dom Helder Camara e a ONG Um Lugar ao Sol.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais