Projeto gastronômico busca valorizar vários aspectos da sergipanidade

“O projeto busca viajar pela gastronomia, mostrando o quão rica a culinária sergipana é”, destaca o docente Denio Azevedo (Foto: divulgação/ reprodução)

Com o intuito de valorizar os traços mais marcantes da sergipanidade, o projeto gastronômico “Sergipanidades: sabores da hospitalidade” tem o intuito de unir os diversos aspectos que constituem o conceito do que é ser um ‘sergipano raiz”. Segundo o professor do Departamento de Turismo da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Denio Azevedo, o projeto é fruto de um trabalho acadêmico da sua ex-orientanda Dayse Lima.

O professor explica que para muitas pessoas o sinônimo da culinária do estado é o caranguejo, o que é bastante errôneo (Foto: arquivo pessoal)

“O projeto busca viajar pela gastronomia, mostrando o quão rica a culinária sergipana é”, destaca o docente Denio Azevedo. O professor explica que para muitas pessoas o sinônimo da culinária do estado é o caranguejo, o que é bastante errôneo. “Queremos mostrar que nossa gastronomia é diferenciada”, ressalta.

Ainda segundo Azevedo, as pessoas podem contribuir para o projeto experimentando os diversos pratos que estão sendo vendidos via rede social. “Nós comercializamos vários pratos a base de carne de sol, jabá, queijo coalho. Basta fazer o pedido”, salienta o professor. Ele explica que iniciativas como essa buscam também valorizar a economia criativa em tempos de pandemia.

Por fim, o professor também destaca que o projeto tem como base um “conceito plural”. “O nome “sergipanidades” no plural busca mostrar que cada um tem suas caraterísticas próprias”, destaca. Sendo assim, para Denio, toda a ação busca a valorização das identidades culturais, fortalecendo também o patrimônio cultural imaterial, gerando com isso desenvolvimento socioeconômico.

por João Paulo Schneider 

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais