Projeto lança exposição e site sobre artes de Sergipe

Quadros raros em exposição na galeria J. Inácio
O projeto 2 Séculos de Artes Visuais em Sergipe será lançado nesta quarta-feira, 23, às 19h, na galeria J. Inácio. A sociedade sergipana poderá ter acesso a dois produtos resultantes do projeto: um site e a exposição de várias obras de artistas plásticos do Estado.

 

O objetivo do projeto é mapear o maior número de artistas plásticos sergipanos do século XIX até aos dias atuais. Para disponibilizar isso à comunidade em geral, um dicionário será publicado ainda em maio, além do site hospedado no Portal Infonet lançado nesta quarta com as descrições e currículos de todos os artistas catalogados até então.

 

Silvane Azevedo, coordenadora do projeto
“O site vai possibilitar o acréscimo de conteúdo posteriormente. Essa pesquisa, como qualquer outra, tem limitações, e algumas pessoas podem ter ficado de fora”, explica a coordenadora do projeto Silvane Azevedo. Ela conta que existe uma demanda muito grande por fontes de pesquisa em artes plásticas.

 

“Sergipe ainda tem uma carência enorme em conhecer a sua história”, acredita. Por conta disso, o público alvo das ações são os professores e estudantes. A intenção é também despertar o interesse entre os alunos, a fim de formar público para as artes visuais sergipanas.

 

Produtos

 

A exposição ficará em cartaz na galeria J. Inácio, na Biblioteca Epifânio Dória, até o próximo dia 17 de maio. A mostra reúne várias obras desde telas de Horácio Hora, de 1850, a obras dos dias atuais. A coordenação do projeto montou inclusive uma sala para expor as obras raras. Algumas telas são empréstimo do Museu Histórico de Sergipe e do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe.

 

O site entrará no ar também nesta quarta, com todo o conteúdo que será posteriormente publicado no dicionário. Ao todo, são 167 artistas das áreas de fotografia, escultura e pintura. “A gente acredita que esse vai ser um marco nas artes plásticas, porque muitas instituições de todo o país e do mundo terão acesso às informações através do site”, acredita Silvane.

 

Tela de Horácio Hora em exposição
Já na quinta, acontece um ciclo de debates sobre os caminhos percorridos pela arte sergipana e as novas perspectivas. Para participar, não é preciso se inscrever, basta comparecer ao auditório Antônio Carlos Plech, na Biblioteca Epifânio Dória, das 9h às 12h e das 14h às 18h.

 

Projeto

 

O projeto foi o único sergipano a ser contemplado pelo edital Conexão Artes Visuais, lançado em 2007 pelo Ministério da Cultura. A idéia do 2 Séculos de Artes Visuais foi montada pelo artista plástico Elias Santos, Walter Chou e Silvane Azevedo, além da equipe da Secretaria de Estado da Cultura (SEC). Além do apoio do Portal Infonet, o projeto recebeu patrocínio da Petrobras, Funarte e MinC.

 

Por Gabriela Amorim

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais