Reação é indicada para o Prêmio Claro de Música Independente

0

Sergipe está participando do Prêmio Claro de Música Independente. Quem representa o Estado no evento é a banda de reggae Reação. Na estrada desde 2002 ela foi indicada na categoria Revelação 2004, juntamente com outros 16 grupos de todo o país. Em sua 4ª edição a expectativa é de que o Prêmio Claro de Música Independente 2005 supere os anos anteriores.

Uma iniciativa da revista Dynamite, anteriormente o mesmo era chamado Prêmio Dynamite Música Independente. A idéia surgiu em 2002 com o objetivo de fortalecer a produção independente, pois, no entender dos organizadores, “este é o primeiro passo para a construção de um mercado musical consolidado e com estruturas mais fortes”.

Em sua primeira edição, segundo os organizadores, o Prêmio contou com mais de 11.000 votos. No ano seguinte as expectativas foram superadas. Foram registrados 61.000 votantes. Na terceira edição – 2004 – a votação ultrapassou os 66.000 votos e consolidou o Prêmio como o maior evento nacional do gênero, conforme contam os idealizadores da iniciativa. 

Para este ano o número de indicados dobrou. Estão concorrendo em 19 categorias 300 grupos de todos os cantos do país. A votação para a escolha dos melhores de 2004 acontece pelo site do Prêmio. Para participar o internauta deve cadastrar o seu e-mail e aguardar o recebimento, no mesmo, da cédula de votação com as categorias. Os interessados têm até o dia 15 de abril para enviar seu voto. 

A escolha dos indicado foi realizada durante todo o mês de janeiro deste ano. Nesse período a revista Dynamite, consultou mais de 300 jornalistas e produtores de todos os cantos do país buscando mapear e contabilizar as indicações para as 19 categorias: Melhor álbum de rock; Melhor álbum de indie rock; Melhor álbum punk/hardcore; Melhor álbum de heavy metal; Melhor álbum de rap/ hip hop/ black music; Melhor álbum de música eletrônica; Melhor álbum pop; Melhor álbum de MPB; Melhor álbum de música instrumental; Melhor álbum internacional; Revelação; Melhor Selo; Melhor casa de shows alternativos; Melhor Evento; Melhor revista, fanzine ou jornal impresso; Melhor site, coluna, blog ou fanzine online; Melhor programa de TV ou emissora; Melhor programa de rádio ou emissora; e Personalidade 2004.
 
A festa de entrega do Prêmio Claro de Música Independente está prevista para acontecer no dia 10 de maio, no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo.

Comentários