Renato Piaba satiriza a Bahia em seu novo espetáculo “Loucuras de Verão”

Piaba fala o que é que a Bahia tem
O humorista baiano Renato Piaba está de volta a Aracaju com mais um espetáculo que promete fazer muita gente morrer de rir. As apresentações acontecem neste feriadão de Páscoa, na sexta, sábado e domingo, no Teatro Tobias Barreto. Depois de “Intimidades.com” Piaba traz suas ‘Loucuras de Verão’, espetáculo dividido em quatro esquetes que ironizam diversos aspectos da cultura e do modo de ser dos baianos. “Mesmo sendo da Bahia, eu sento a madeira com sátira”, revela Piaba. Em doze anos de carreira ele já coleciona 12 obras diferentes, dois DVDs e um CD, que juntos já venderam mais de 50 mil cópias.  Dos doze espetáculos os sergipanos já tiveram a oportunidade de conferir oito, trazidas em oito anos de idas e vindas ininterruptas. Para falar um pouco de sua carreira e do seu ‘Loucuras de Verão’, o Portal Infonet conversou com o humorista, em entrevista exclusiva que você confere agora. 

A baiana do acarajé: uma marca do espetáculo
Portal Infonet – Como foi que surgiu esse novo espetáculo?

Renato Piaba – Esse espetáculo nasceu em 40 dias antes do verão, lá na Bahia, onde muita coisa acontece ao mesmo tempo, tipo umas 50 festas ao mesmo tempo. Então resolvi falar de como os turistas se comportam e como o baiano, que ganha pouco, faz para tentar acompanhar as coisas que ficam caras por conta do turismo. Eu falo também da música e da falta de tempo que os compositores tem para maturar as letras músicas e tudo acaba ficando em cima de “ôôô”, “vaivaivai-vemvemvem”, “e desce, desce…”, ou “ela é problemática”. O espetáculo é dividido em quatro esquetes isso acontece na primeira. Já na segunda eu conto as agruras que acontecem no verão, quando todo mundo cai na malhação e quer ser gostosão. Na terceira eu falo da passeata gay no verão. Na quarta e última eu falo das lavagens que acontece em todo canto. As igrejas baianas são as mais lavadas de todo Brasil. Tudo é uma lavagem, mas lavagem de cachaça, porque todo mundo enche a cara (risos). 

Infonet – O que você traz de diferente neste espetáculo em relação aos outros?

RP – Ele tem uma qualidade de visualização e de história, e não tem o compromisso de ser mais visceral, como em Intimidades.com, por exemplo. Ele é mais leve, mais despojado. Porém, com a qualidade cinematográfica maior do que todos os outros. Antes de todas as esquetes é apresentado um clipe que passa num telão, cada um deles fala da história que eu vou contar logo após, que faz na verdade um link. A imagem é projetada num telão com cinco metros de largura com oito de comprimento. É como se você tivesse vendo um filme comigo dentro. 

Infonet – Como é o seu processo de criação?

RP – Eu nunca gostei de fazer as mesmas coisas.  Eu tenho uma necessidade de criar muito forte. É Renato Piaba sempre falando uma faceta do cotidiano urbano. No ano retrasado, em 2005, eu não criei nada, mas no ano que passou eu tive inspiração e produzi dois shows ao mesmo tempo, o Intimidade.com e a Loucura de Verão. Esse último, em 40 dias e já estreei ensaiando. Esse foi meu recorde. 

Infonet – E a sua relação com o público sergipano?

RP – É simplesmente ‘bombadaço’. Para você ter uma idéia as pessoas geralmente trazem um espetáculo para fazer em dois dias. Eu estou trazendo três dias. Para fazer isso você tem que ter público. Quando eu cheguei no aeroporto meu produtor já me deu a notícia de que foi o espetáculo que mais vendeu antecipadamente. Também são oito anos de trabalho assíduo aqui em Sergipe.

Infonet – Apesar de ser feriado, como é que está a expectativa de público?

RP –É uma ousadia muito grande, mas eu não tenho medo de ousadia e eu sei que vou lotar isso aqui. Vai ser uma semana santa completamente diferente. Eu apostei no seguinte, muita gente viaja, mas muita gente também fica aqui, e se você observar no calendário cultural da cidade existe muito pouca atração. E assim como tem muita gente que sai, tem muita gente que vem para cá. Acredito que as pessoa têm que se divertir mesmo.

Por Carla Sousa


Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais