Reunião discute ações para a 12ª Primavera dos Museus

A 12ª Primavera dos Museus acontecerá entre os dias 17 a 23 de setembro (Foto: Secult)

Após a 16ª Semana dos Museus que aconteceu em maio, os membros do Sistema Estadual de Museus (Siem) se reuniram na manhã de quarta-feira, 25, para realizarem uma avaliação geral sobre o desempenho e repercussão do evento, além de discutirem a temática da 12ª Primavera dos Museus que acontecerá entre os dias 17 a 23 de setembro.

Para essa edição da Primavera dos Museus, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) elegeu o tema “Celebrando a Educação em Museus”, e os museus e instituições têm até o dia 09 de agosto para se inscreverem.

Visando a participação na ação do Ibram, os coordenadores e representantes dos museus debateram e explanaram acerca de suas ideias para trabalharem a temática em suas respectivas unidades. Muitas propostas foram lançadas e uma das resoluções foi a abertura da 12ª Primavera dos Museus em um encontro na Universidade Federal de Sergipe (UFS), onde terá a presença e palestra de alguma Museóloga.

Dentro da reunião desde planos de exposição exclusiva para o público infantil à trabalhos de inclusão e identificação da cultura em escolas, outras ideias permeiam o Siem e prometem uma verdadeira celebração da educação em museus. Uma novidade é que foi aberto espaço para que o guarda prisional e diretor da Escola de Gestão Penitenciária (Egesp), no Bairro América, Delmário Magalhães, expusesse seu projeto de realizar um Memorial do Sistema Prisional, no antigo presídio de Aracaju.

A Coordenadora do Siem/SE, Marta Soraya, destacou a importância de debaterem as ideias e juntos realizarem algo para acrescentar cultura e conhecimento para as pessoas. “Reunião resolutiva e produtiva, especialmente pela participação do novo integrante que se propõe a criação do Memorial do Sistema Prisional junto a Secretaria de Justiça, assim como foi elaborado o planejamento da programação para abertura conjunta da 12ª Primavera dos Museus”, relatou.

Fonte: Secretaria de Estado da Cultura (Secult)

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais