Revelando os Brasis prorroga inscrições

0

O Ministério da Cultura prorrogou as inscrições da terceira edição do Relevando os Brasis até o próximo dia 15. O programa tem por objetivo promover a inclusão e a formação audiovisuais por meio do estímulo à produção de vídeos digitais. Voltado a moradores de municípios brasileiros com até 20 mil habitantes, o projeto contribui para a formação de receptores críticos e para a produção de obras que registrem a memória e a diversidade cultural do País.

 

Serão selecionadas 40 histórias, que se tornarão vídeos com duração de 15 minutos. A produção será dos próprios moradores. Podem ser inscritas histórias reais (baseadas em fatos históricos, personagens e tradições populares) ou de ficção.

 

Os autores selecionados participarão de oficinas preparatórias de roteiro, direção, produção, fotografia, som, edição, direção de arte, mobilização cultural e direitos autorais, no Rio de Janeiro, com todas as despesas pagas pelo projeto. Na etapa seguinte, eles contarão com o apoio da estrutura de produção oferecida pelo Revelando os Brasis para realizar os vídeos.

 

Nas duas primeiras edições do projeto, entre 2004 e 2006, foram produzidas 80 obras, entre ficções e documentários. Depois de finalizados, os vídeos são apresentados em suas comunidades através do Circuito Nacional de Exibição, que leva uma tela de cinema para os municípios. As produções também são exibidas no Programa Revelando os Brasis, que vai ao ar pelo Canal Futura. A partir de 2008, os vídeos do projeto serão lançados em DVD com distribuição gratuita entre organizações sociais e culturais, bibliotecas, universidades e cineclubes de todo o Brasil.

 

Veja o regulamento e ficha de inscrição

 

Com informações do MinC

Comentários