São Benedito e Santos Reis começam no dia 25

(Foto: Ascom Japaratuba)

No município de Japaratuba, o hasteamento da bandeira de São Benedito acontece no dia 25 de dezembro, marcando o início das festividades do santo padroeiro e se estendem até do dia de Santos Reis, em 08 de janeiro, quando acontecem as coroações da rainha e do rei do Cacumbi e do rei e da rainha do Maracatu de Dona.

A coroação será feita pelo pároco da Matriz de Nossa Senhora da Saúde, Padre Inaldo César, no pátio da igreja, sob o testemunho da comunidade, da prefeita Lara Moura, de demais autoridades e dos convidados.

Com o hasteamento da bandeira, a Prefeitura Municipal de Japaratuba deflagra oficialmente as comemorações a São Benedito, com show pirotécnico e apresentações de grupos culturais, no pátio da  Matriz de Nossa Senhora da Saúde.

Durante a inauguração do evento, a comunidade é convidada para a partilha de alimentos e da vasta programação religiosa, com a realização de novenários, missas, orações e louvores a São Benedito, no decorrer dos catorze dias que antecedem a Festa dos Santos Reis.

No dia 08 de janeiro, a partida do cortejo de louvor aos Santos Reis, a partir das 8h, saindo da Escola Municipal Emiliano Nunes Moura, oficializará o encerramento das comemorações a São Benedito e iniciará a preparação para a coroação da rainha e do rei do Cacumbi e do rei e da rainha do Maracatu de Dona, finalizando com a missa solene na Matriz de Japaratuba.

Com o término da missa, os reis e as rainhas já coroados serão homenageados com apresentação dos grupos folclóricos, ao som de batucadas,  da cuíca do ganzá e do pandeiro, recebendo as deferências da prefeita da cidade e demais autoridades presentes.

Depois da solenidade de coroação, da missa e das homenagens, todos os grupos culturais seguirão em cortejo pelas ruas da cidade em direção ao Clube Social Professora Rita de Cáscia, onde será servido o Banquete dos Reis.

Às 16 h, as rainhas e os reis se apresentarão na igreja Matriz para a procissão de São Benedito, percorrendo as principais ruas da cidade e retornando à Igreja, onde será dada a bênção final.

Fonte: Ascom Japaratuba

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais