São Gonçalo é tema de curso no Cultart

Palestra da prof. Aglaé Fontes reuniu estudantes da rede pública do estado
O Museu do Homem Sergipano (Muhse) promove desta segunda, 18, até a próxima quarta-feira, 20, um curso em comemoração à semana do folclore. O curso acontece no Centro de Cultura e Arte da Universidade Federal de Sergipe (Cultart) e tem como tema o “São Gonçalo da Mussuca: Identidade e memória”.

“Sergipe é um estado de folclore muito rico e variado. Portanto, já é tradição que o museu tenha essa preocupação em homenagear essa cultura tipicamente popular”, ressalta a diretora do Museu do Homem Sergipano, Terezinha Alves de Oliva.

Hoje pela manhã, o público presente assistiu a uma palestra da professora e pesquisadora Aglaé Fontes. De uma maneira descontraída, ela falou das origens do folguedo que ela caracterizou com híbrido, luso-africano. Contou a história de um marinheiro português religioso que, tocando sua viola, convidava as prostitutas da

Terezinha Oliva, diretora do Muhse
região para dançarem até o esgotamento físico, deixando assim de ‘fazer a vida’ por pelo menos mais uma noite.

As comemorações da semana do folclore foram iniciadas no domingo, 17, com a abertura da exposição com mesmo nome do curso que fica aberta até o dia 31 de agosto, e apresentação do grupo de folguedo São Gonçalo da Mussuca.

Confira a programação do curso:

Dia 18 (segunda-feira)

8h30 – Palestra “O São Gonçalo no Folclore sergipano”, com a prof. Aglaé Fontes.

14h – Palestra “Mussuca: algumas reconstituições orais de um passado histórico”, com a prof. Hélia Maria de Paula Barreto.   

Dia 19 (terça-feira)

8h – Exibição do documentário “A vida e a dança de São Gonçalo”, produzido e dirigido por Dêniston F. Diamantino, e debate com o prof. Mesalas Ferreira Santos.

14h – Aula-palestra “Identidade, memória e narrativas na dança de São Gonçalo do povoado Mussuca – SE”, com o prof. Wellington de Jesus Bomfim.

Dia 20 (quarta-feira)

8h – palestra “A dança de são Gonçalo: entre o sagrado e o profano”, com a prof.ª Beatriz Góis Dantas.                                                                                                                                      

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais