São Gonçalo

O São Gonçalo é uma dança ritualística feita especificamente para pagar promessas, praticada em
diversos estados brasileiros. Tem sua origem em Portugal. Dançada inicialmente no interior das igrejas católicas, mais tarde foi proibida pelas autoridades eclesiásticas.

Escorraçadas das igrejas ela permaneceu nas zonas rurais, onde foi e é aceita com muita devoção.

Uma lenda popular e tradicional portuguesa, explica que São Gonçalo era “farrista”, e que tocava e dançava com as prostitutas para que as mesmas, não tivessem energia suficiente para o “pecado”, ficando cansadas e com sono. São Gonçalo de Amarante viveu em Portugal no séc. XIII, depois de morto foi santificado e a dança por ele inventada, continuou a ser praticada.

Realizada para pagamento de promessa, a dança inclui: almoço, procissão e dança. Em alguns Estados é realizada por homens, em outros por mulheres.

Tendo como personagens o “patrão” que tira os cânticos e comanda a dança; a “mariposa” mulher que conduz a imagem do Santo dentro de uma pequena barca. Os dois dançantes que encabeçam os cordões são chamados de guias. Enquanto o patrão traja-se de marinheiro, os dançantes usam trajes femininos. Por cima das calças usam anáguas e saias floridas que chegam até o joelho, um xale colorido enfeitado de fitas atravessa-lhes o tronco. Na cabeça usam turbante branco enlaçado de fitas coloridas.

Tocadores e “mariposas” não possuem roupas especiais. Quando o grupo é composto por mulheres, elas trajam saia e camisa semelhante ao uniforme da marinha e uma arco com bolinhas brancas e azuis (que manipulam na dança).

O grupo é acompanhado por dois violões, dois cavaquinhos, uma caixa e dois reco-recos. Podemos encontrar a dança em Sergipe, nas cidades de Campo do Brito, Carira, Cristinápolis, Tomar do Geru, Itabaiana, Itabi, Laranjeiras, Nossa Senhora de Lourdes, Nossa Senhora do Socorro, Penha, Riachão do Dantas, São Cristovão, São Domingos, Tobias Barreto.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais